Repository logo
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Log In
    or
    New user? Click here to register.Have you forgotten your password?
Repository logo
  • Communities & Collections
  • All of DSpace
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
nav.documents
  • nav.documents.autodeposito
  • Log In
    or
    New user? Click here to register.Have you forgotten your password?
  1. Home
  2. Browse by Author

Browsing by Author "Fabris, Fernando"

Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
  • Loading...
    Thumbnail Image
    Item
    Open Access
    Projeto de Sistema de Identidade Visual para a futura Universidade Univates: o pensamento moderno e pós-moderno como base construtiva
    (2018-01) Fabris, Fernando; Costa, Rodolfo Rolim Dalla; http://lattes.cnpq.br/7774531239801054; Brod, Rodrigo de Azambuja; Teixeira, Bruno da Silva; Costa, Rodolfo Rolim Dalla
    O desenvolvimento de uma marca é um processo complexo, mas importante para a representatividade de um produto, de uma empresa ou de uma ideia, diante do consumidorusuário. O presente projeto tem o objetivo de desenvolver um Sistema de Identidade Visual para a futura Universidade Univates, baseado em um comparativo feito do período moderno, com ênfase no Design Suíço, e o período pós-moderno. A partir deste contexto é feito uma pesquisa histórica exploratória dos períodos citados e quais foram suas diretrizes, influências e o que deixaram de legado para o design contemporâneo. A investigação partiu do surgimento do modernismo, do grupo de Werkbund, passando pela Bauhaus e suas ideias exploradas, pelo seu curso básico e o estudo das formas básicas que, neste trabalho, terão importante papel, seguindo para as escolas suíças de design, pela nova tipografia e finalizando na escola de ULM. Já o período pós-moderno começou com Wolfgang Weingart desconstruindo todas as regras modernas e ditando um novo rumo do design com seus estilos retrô, punk, new wave e por fim na era digital. Finalizada a pesquisa, é feita uma reunião das principais informações coletadas partindo para a execução do projeto. Em sua construção, foram usadas as formas básicas, o quadrado, triângulo e círculo como base para o Sistema de Identidade Visual. Para agregar mais informações sobre a Univates foi realizada uma pesquisa não-estruturada com 3 pessoas ligadas diretamente com o planejamento e marketing da instituição. Essa entrevista possibilitou uma interessante compreensão da relação da Univates com a comunidade local e a inserção dos alunos formados no mercado de trabalho. A entrevista também contribuiu para incorporar ao resultado final do projeto ideias que pudessem ser exploradas pela comunicação da instituição. O sistema gerado propõe uma junção dos períodos moderno e pós-moderno além de acrescer a própria marca da Univates um significado que engloba esse novo momento da instituição. A metodologia utilizada foi o Sistema de Identidade Visual (PEÓN, 2009), que permite a comparabilidade dos estilos para melhor alcançar o objetivo do trabalho. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizadas pesquisas bibliográfica (STUMPF, 2006), e de internet (YAMAOKA, 2006), estudo de caso (DUARTE, 2006), entrevista não-estruturada e pesquisa qualitativa (BAUER, 2002).

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Cookie settings
  • Send Feedback