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Navegando por Autor "Gausmann, Estela"

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    Associação de Logística Reversa de Embalagens - ASLORE - Análise da percepção dos seus associados quanto a importância e satisfação
    (2019-03) Gausmann, Estela; Cyrne, Carlos Cândido da Silva; http://lattes.cnpq.br/0284932812958302; Cyrne, Carlos Cândido da Silva; Agostini, Cintia; Konrad, Odorico; Conto, Samuel Martim de
    A intensificação do consumo de bens e serviços tem gerado aumento no descarte de resíduos, o que provoca significativos impactos no meio ambiente. Enquanto as empresas ofertam produtos e soluções, os consumidores confirmam o interesse em tais ofertas. Nessa direção, foi aprovada em 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), por meio da Lei 12.305/10, que marcou o início de uma articulação tramitada há cerca de vinte anos no Congresso Nacional. Dentre seus instrumentos, destaca-se a Logística Reversa, que viabiliza a coleta e restituição dos resíduos sólidos aos produtores de itens incluídos na regulamentação. Um dos mecanismos para a implantação deste processo é o acordo setorial, viabilizado através de contrato entre poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes. A partir desta orientação instituiu-se em 2015, por meio da FIERGS, a ASLORE (Associação de Logística Reversa de Embalagens), que serviu de referência para o presente estudo, tendo sido analisada em 2018 a percepção da importância e satisfação do seu quadro de associados. Quanto à metodologia, esta pesquisa classifica-se como exploratória, descritiva e quantitativa, valendo-se de etapa bibliográfica e documental, sendo ainda pesquisa de campo e estudo de caso. Quanto à coleta de dados, contou com a aplicação de questionário, cujas perguntas do tipo fechadas classificaram-se em quatro categorias: ambiental, econômica, legal e social, que serviram de subsídio para a elaboração de matrizes do tipo importância x satisfação. Tais matrizes foram elaboradas com base na obra de Slack, Chambers e Johnston (2009), que possibilitam a identificação do cruzamento das variáveis importância e satisfação em quatro possíveis zonas de prioridade: adequada, melhoramento, ação urgente ou excesso. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo responder qual a importância e o grau de satisfação dos associados da ASLORE em relação aos serviços prestados por esta. Após as análises, constatou-se que há expressivo reconhecimento por parte dos associados pela atuação que a ASLORE realiza no atendimento às exigências da PNRS, porém observaram-se descontentamentos na condução de certas atividades, principalmente no tocante ao esclarecimento de procedimentos exigidos pela Lei. A partir desses aspectos levantados, sugeriram-se ações de intervenção.

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