Browsing by Author "Gewehr, Diógenes"
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- ItemOpen AccessProjetos de Pesquisa e Feiras de Ciências como espaços de metacognição(2019-01) Gewehr, Diógenes; Schuck, Rogério José; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162A metacognição, em linhas gerais, é a reflexão da própria cognição, a tomada de consciência sobre conhecimentos, aprendizagens e limitações. Evocar o pensamento metacognitivo é resgatar da memória o que foi estudado, refletindo compreensões e incompreensões, monitorando o próprio pensamento. A presente tese tem como tema projetos de pesquisa e feiras de ciências como espaços potenciais para o aluno evocar o pensamento metacognitivo e (re)conhecer a própria aprendizagem. Em um sentido amplo, o objetivo geral foi reconhecer projetos de pesquisa e feiras de ciências como espaços de metacognição e autoconhecimento da aprendizagem. Este, foi subdividido em três objetivos específicos: 1) Analisar a percepção dos alunos pesquisadores por meio de evidências do pensamento metacognitivo, no que tange a aprendizagem decorrente da elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa; 2) Discutir o entendimento dos alunos pesquisadores, mediante evidências do pensamento metacognitivo, quanto a compreensão das etapas dos projetos de pesquisa; 3) Evidenciar habilidades desencadeadas nos alunos pesquisadores, relacionadas a participação em projetos de pesquisa e feiras de ciências, potenciais espaços de metacognição. Minha justificativa para este estudo se deu em razão das modificações que vinha observando na conduta e desempenho dos alunos que haviam participado de projetos de pesquisa e feiras de ciências, e as relações que fiz com a metacognição, autoconhecimento e aprendizagem. Assim, elaborei a seguinte questão norteadora: Que evidências são perceptíveis em alunos participantes de projetos de pesquisa e feiras de ciências, de modo a reconhecer estes espaços como metacognitivos, favoráveis à aprendizagem? Na intenção de conhecer a percepção dos alunos referente as suas vivências nos espaços investigados, fiz uso de aproximações do método fenomenológico, com uma abordagem mista, tendo como principais sujeitos 133 alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio, participantes da 7a Feira de Ciências Univates, bem como dez professores orientadores. Os dados foram coletados com os alunos, mediante questionário em escala Likert, e com os professores, por meio de entrevista individual gravada, analisados pela estatística descritiva e expressos através de gráficos e vinhetas, discutidos em três categorias a priori. Dentre os resultados há evidências de intensa atividade do pensamento metacognitivo em favor da própria aprendizagem, tendo os alunos pesquisadores reconhecido suas facilidades, dificuldades e limitações. Quanto ao entendimento das etapas dos projetos de pesquisa, os alunos consideram, de modo geral, ter clareza da metodologia científica, apresentando dificuldades específicas. Os professores divergem, considerando o processo da pesquisa científica complexo ao aluno. Consideram que, se por um lado o encadeamento das ideias fica comprometido, por outro a aprendizagem é favorecida pela integração da teoria com a prática. Diversas foram as habilidades evidenciadas, entre elas: comunicação, postura, capacidade de síntese e planejamento, contribuindo para a autonomia do aluno. Pode-se inferir que projetos de pesquisa e feiras de ciências são espaços de metacognição e autoconhecimento da aprendizagem, oportunizando ganhos cognitivos aos envolvidos.
- ItemOpen AccessTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na escola e em ambientes não escolares(2017-06) Gewehr, Diógenes; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Marchi, Miriam Ines; Filho, Raymundo Carlos Machado FerreiraA presente dissertação tem como tema a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na escola e em ambientes não escolares, por professores e alunos da Educação Básica, considerando os processos de ensino e de aprendizagem. É sabido que as TDICs passaram a ser inseridas amplamente na sociedade, porém, no ambiente escolar parece haver certo distanciamento da sala de aula. Contudo, é perceptível o interesse dos alunos pelas tecnologias. Assim, o problema de pesquisa que direcionou este estudo foi: “Como professores e alunos da Educação Básica fazem uso das TDICs na escola e em ambientes não escolares, no que se refere aos processos de ensino e de aprendizagem”? A partir desta problemática, objetivou-se investigar as relações entre alunos, professores e TDICs e, mais especificamente: a) Compreender como os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental utilizam as TDICs em suas práticas pedagógicas, identificando ferramentas e estratégias que utilizam as tecnologias; b) Conhecer as percepções dos professores quanto ao aprendizado dos alunos com a utilização das TDICs nas aulas; c) Identificar como os alunos utilizam as TDICs para sua aprendizagem, em ambientes escolares e não escolares; d) Analisar as percepções dos alunos quanto à utilização de TDICs por seus professores nas estratégias de ensino e em relação a sua aprendizagem. Esta investigação caracterizou-se como pesquisa básica e de campo, com caráter exploratório e descritivo, utilizando-se do método dedutivo. Sua aplicação, de cunho quali-quantitativa envolveu três escolas do município de Lajeado/RS. Foram entrevistados 12 professores, divididos pelas áreas do conhecimento. As entrevistas foram individuais, gravadas e transcritas, analisadas mediante Análise Textual Discursiva. Envolveu, ainda, 266 alunos, distribuídos em 12 turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Destes, 79 alunos responderam um questionário online, elaborado na plataforma Google Forms, disponibilizado aos mesmos através de e-mail ou rede social. Os dados obtidos geraram gráficos, analisados pela estatística descritiva. Quanto à utilização das TDICs, verificou-se que todos os professores entrevistados utilizam alguma tecnologia, na escola ou fora do ambiente escolar, considerando sua prática pedagógica. A TDIC mais citada foi a Internet. Através dela, os professores buscam frequentemente atividades para complementar suas aulas, desde tarefas básicas a outros recursos midiáticos em menor frequência, realizando atividades pontuais. Em relação à aprendizagem dos alunos, três-quartos dos professores considerou que as TDICs favorecem este processo, tornando-os mais interessados e participativos. Quanto à utilização das TDICs pelos alunos, mais de 70% disse utilizar a Internet para estudar quando está fora da escola, não ficando restrito o estudo ao ambiente escolar. Porém, o conteúdo priorizado não se refere aos estudos, e sim às atividades de lazer e entretenimento, em especial às redes sociais, com destaque para o Facebook. Em relação à visão dos alunos quanto às práticas pedagógicas dos professores, constatou-se que estes percebem pouco o uso das TDICs nas aulas, já que citaram poucas práticas nas quais estas apareceram, sendo mais comumente a pesquisa na Internet. Quanto à aprendizagem, os alunos sentem-se mais envolvidos e julgam mais eficientes as estratégias em que as tecnologias estão presentes.