Navegando por Autor "Gomes, Josélia Mendes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoTrabalhando doenças sexualmente transmissíveis a partir de metodologias ativas de ensino: possibilidades de aprendizagem em um centro socioeducativo(2014-12) Gomes, Josélia Mendes; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Martin, Silvana Neumann; Rempel, Claudete; Marchi, Mirian Ines; Bõckel, WolmirEsta pesquisa objetiva verificar como a temática acerca das doenças sexualmente transmissíveis trabalhadas a partir de metodologias ativas de Ensino, pode auxiliar na melhoria da aprendizagem de alunos de um Centro Socioeducativo. Este estudo foi apresentado como possibilidade de ressignificação do ensino e da aprendizagem na área de Ciências, através de uma proposta de intervenção pedagógica interdisciplinar para possibilitar a aproximação entre conteúdos de Ciências/Biologia e Língua Portuguesa. Os subsídios teóricos deste estudo fundamentam-se nas metodologias ativas de ensino, na interdisciplinaridade, no ensino de Ciências e de Língua Portuguesa. O campo de investigação é o Centro Socioeducativo, localizado em Boa Vista – RR. Os sujeitos participantes da pesquisa são dezesseis alunos do Ensino Fundamental e Médio, com faixa etária de treze a dezoito anos e uma professora de Ciências/Biologia. A metodologia de trabalho utilizada para a realização desta pesquisa participante aproxima-se do estudo de caso, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir dos seguintes instrumentos: questionários, entrevistas semiestruturadas e diário de bordo. Ao final da pesquisa constata-se que, quando é realizado um trabalho interdisciplinar, apoiado nos pressupostos das metodologias ativas de ensino, a aprendizagem pode ser alcançada.