Logo do repositório
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Percorrer
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
Documentos
  • Manual de Autodepósito
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Gossmann, Tiago"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem em miniatura
    Item
    Acesso Aberto
    A utilização de algoritmos nos processos de ensino e de aprendizagem de programação de computadores em cursos técnicos
    (2018-06-26) Gossmann, Tiago; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564
    Os processos de ensino e de aprendizagem de programação de computadores sempre foram um grande desafio, tanto para professores quanto estudantes. Frequentemente registram-se dificuldades por parte dos discentes na compreensão destes assuntos o que acaba gerando desinteresse, reprovação e evasão. Neste trabalho são levantados diversos fatores que contribuem para este cenário e propõe-se alternativas para amenizar esta realidade. Este artigo relata a experiência da inserção de Algoritmos no conteúdo programático inicial da disciplina de Programação I, do curso técnico em Eletroeletrônica da Univates, cuja finalidade foi preparar os estudantes a terem melhor compreensão da programação de computadores frente ao uso de uma linguagem de desenvolvimento de alto nível, utilizada em ambientes reais de produção de software. Os resultados obtidos foram considerados satisfatórios, uma vez que minimizaram as dificuldades apresentadas e favoreceram a aprendizagem dos estudantes, deixando-os melhor preparados para os conteúdos que virão na sequência do curso. Além disso, a prática resultou em uma diminuição no índice de evasão da disciplina, quando comparado a semestres anteriores.

BDU 2008-2025 baseado em DSpace

  • Configurações de Cookies
  • Enviar comentários