• Menu Principal
  • Busca
  • Conteúdo Central
  • Acessibilidade no site
Logo do repositório
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Percorrer
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
Documentos
  • Manual de Autodepósito
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Gräbin, Camila"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem em miniatura
    Item
    Acesso Aberto
    Iniciação à docência na pedagogia: contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID na formação dos bolsistas
    (2014-11) Gräbin, Camila; Hattge, Morgana Domênica; http://lattes.cnpq.br/5058446895473307
    O estudo investiga o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) com o objetivo de compreender as contribuições do Programa na formação dos bolsistas do Subprojeto de Pedagogia do Universidade do Vale do Taquari Univates, analisando de que forma a inserção no PIBID contribui na formação inicial de professores no contexto em questão. Para o desenvolvimento da pesquisa fez-se necessário problematizar a docência na educação básica, pensando em como se dá a formação dos professores no Brasil hoje, bem como fazer uma apresentação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com sua história, abrangência e objetivos frente à educação do país. Ainda, procurou-se conhecer a trajetória do PIBID no Universidade do Vale do Taquari Univates, dando ênfase ao curso de Pedagogia e seu Subprojeto. Como caminho de investigação, foram realizadas entrevistas com oito bolsistas de iniciação à docência dos Subprojetos de Pedagogia. A organização dos dados produzidos nas entrevistas possibilitou analisar nesta pesquisa a relação entre teoria e prática, a vivência da escrita acadêmica, e o contato do bolsista com o espaço escolar. Para concluir, busca-se refletir sobre o saber pela experiência em relação à formação dos bolsistas, chegando-se a conclusão de que o Pibid contribui em diferentes aspectos para a formação docente.

BDU 2008-2025 baseado em DSpace

  • Configurações de Cookies
  • Enviar comentários