Navegando por Autor "Guth, Bianca Carine"
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- ItemAcesso AbertoOlhar e planejar: a importância da observação na Educação Infantil(2024-12) Guth, Bianca Carine; Bersch, Maria Elisabete; Horn, Claudia Inês; Silva, Jacqueline SilvaO planejamento na Educação Infantil é de suma importância para o desenvolvimento das crianças. É através do olhar, da escuta e da interação que o adulto pode compreender suas curiosidades e interesses. Através desta pesquisa, procurei investigar o papel da observação na Educação Infantil e a importância desta prática para o planejamento educacional. Jablon, Dombro e Dichtelmiller (2009), definem a observação como um olhar para aprender, em que o observar se torna um meio para conceber informações para a construção de relacionamentos com as crianças. Nesse sentido, a observação possibilita um olhar mais significativo em relação à criança e seu desenvolvimento, que busca compreender suas maneiras singulares de lidar com a aprendizagem e o modo como age frente a cada uma delas. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Olhar e Planejar: a importância da observação na Educação Infantil” buscou investigar a relevância da observação para o planejamento na Educação Infantil. A pesquisa visa uma compreensão aprofundada de como a observação sistemática e intencional pode contribuir para a formação e aprimoramento do planejamento que contemple as vozes das crianças, isto é, um planejamento voltado para as crianças, suas curiosidades e suas necessidades, que seja coerente com as vivências e experiências de cada turma. Como objetivos específicos da pesquisa foram estabelecidos: a) compreender os principais conceitos abordados na pesquisa, pelo estudo de diferentes autores que estudam a temática; b) identificar como uma professora que atua na Educação Infantil mobiliza seu olhar para observar as crianças, fazendo ou não, uso de registros sistematizados; c) verificar se e como essas observações reverberam sobre o planejamento das situações de aprendizagem. Partiu-se da hipótese de que a observação, o olhar e a escuta atenta do professor para com as crianças, reverbera sobre o fazer docente. As ações do professor deram significado e intencionalidade ao que foi percebido, uma vez que, enquanto planeja, é possível retomar os registros das observações e trazer para a prática pedagógica aspectos que emergem do cotidiano, potencializando as vivências das crianças. Para aprofundar a temática, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e a geração de dados foi realizada por meio de observações em uma turma de Educação Infantil de uma instituição escolar privada do município de Lajeado, Rio Grande do Sul e registradas por meio de diário de campo, de uma entrevista com a respectiva professora e da análise dos documentos de planejamento das aulas. A análise de dados buscou compreender, a partir da articulação entre as observações, a entrevista e a análise documental, e à luz do referencial teórico, de que forma o movimento docente de observação e escuta atenta potencializa a prática pedagógica da Educação Infantil. Ao longo do trabalho foi possível constatar que a professora da turma organiza momentos específicos de observação, tendo um turno na semana dedicado a essa prática. Além disso, é possível perceber que busca contemplar em seu planejamento diferentes elementos que provêm desta prática, o que pode ser evidenciado na medida em que os interesses e curiosidades demonstrados pelas crianças são contemplados na continuidade do trabalho desenvolvido.