Repository logo
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Log In
    or
    New user? Click here to register.Have you forgotten your password?
Repository logo
  • Communities & Collections
  • All of DSpace
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
nav.documents
  • nav.documents.autodeposito
  • Log In
    or
    New user? Click here to register.Have you forgotten your password?
  1. Home
  2. Browse by Author

Browsing by Author "Konrath, Véra Lucia"

Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
  • Loading...
    Thumbnail Image
    Item
    Open Access
    Educação sexual nas escolas: marcas e concepções culturais
    (2013-03-04) Konrath, Véra Lucia; Strohschoen, Andreia A. Guimarães; Grassi, Marlise Heemann; http://lattes.cnpq.br/2518885482357969
    As marcas culturais, presentes na vivência da sexualidade, registram condicionantes históricos, étnicos e religiosos que têm influenciado os processos educativos desenvolvidos em escolas. Esses processos de formação da criança, do adolescente e do jovem podem ser geradores de concepções impregnadas de preconceitos e tabus que interferem nas relações humanas. Com o objetivo de investigar e refletir sobre aspectos da Educação Sexual na formação do indivíduo, o estudo detalhado, nesta dissertação, buscou, por meio de uma proposta de Ensino, construir conhecimentos, partindo da investigação de concepções e de marcas culturais presentes nos discursos que subjetivam os sujeitos. Procurou-se compreender como alunos adolescentes, matriculados em uma turma de oitava série do Ensino Fundamental de uma escola Estadual do Vale do Taquari, expressam seus pensamentos e sentimentos em relação à sexualidade a partir de uma proposta de pesquisa e debate sobre o tema. A coleta de dados e informações apoiou- se numa linha participativa e construtivista com produção de relatórios, memoriais de aula, elaboração de textos, entrevistas e relatos orais. A análise das informações foi realizada à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados revelaram a necessidade que os alunos têm de falar sobre sexualidade, fato que levou à realização de estudos mais aprofundados sobre a sexualidade na formação de professores. As investigações evidenciaram a importância da presença do assunto nas discussões contemporâneas, uma vez que o desenvolvimento de uma proposta de ensino investigativa permite emergir concepções e preconceitos que podem ser submetidos à intervenção do professor no sentido de tornar mais autêntica a vivência de sua sexualidade.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Cookie settings
  • Send Feedback