Navegando por Autor "Müller, Ana Paula Krein"
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- ItemAcesso AbertoDesenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais usando estudos de aula: integração de recursos tecnológicos e atividades experimentais(2021-08) Müller, Ana Paula Krein; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Giongo, Ieda Maria; Neide, Italo Gabriel; Villagrá, Jesús Angel Meneses; Blanco-Álvarez, HilbertEsta pesquisa teve, como objetivo, analisar como a formação continuada, baseada na metodologia de Estudos de Aula, com professores dos Anos Iniciais e com foco em recursos tecnológicos e atividades experimentais, promove o desenvolvimento profissional desses docentes. Na pesquisa, de caráter qualitativo, fez-se uso dos seguintes instrumentos de coleta de dados: gravação do grupo focal; filmagens dos encontros de formação; diários de anotações das professoras participantes; gravações dos momentos de Estudos de Aula; e diário de campo da pesquisadora. A investigação foi desenvolvida em três etapas: grupo focal, formação colaborativa e metodologia de Estudos de Aula. Assim, em 2017, realizou-se o grupo focal para identificar e compreender angústias, dificuldades e necessidades do grupo de professoras participantes. O grupo destacou dificuldades em relação à disponibilidade de tempo para planejamento e preparação de atividades envolvendo a utilização desses recursos, falta de hábito e insegurança para lidar com os equipamentos e falta de domínio de alguns conceitos teóricos. Com base nesses dados, organizou-se um curso de formação no ano de 2018, nos moldes da constituição de grupos colaborativos, distribuído em nove encontros. Participaram do curso 11 professoras, as quais puderam compartilhar ideias, sugestões e práticas pedagógicas já desenvolvidas, bem como discutir questões teóricas sobre a utilização de recursos tecnológicos e o desenvolvimento de atividades experimentais para o ensino de Ciências e Matemática dos Anos Iniciais. Nos encontros percebeu-se envolvimento das professoras, que participaram das discussões e realizaram apontamentos e considerações acerca da importância das atividades experimentais para abordar alguns conteúdos em sala de aula. De forma geral, observou-se que as professoras possuíam pouco contato com materiais diferenciados. Em 2019, foram organizados momentos de encontro com dois grupos de professoras, utilizando-se a metodologia de Estudos de Aula para fomentar o desenvolvimento e a continuidade desse processo de formação. Nesse período, foram desenvolvidos quatro ciclos completos com cada grupo (A e B), envolvendo planejamento, aplicação e observação, avaliação e replanejamento e avaliação final de sequência de atividades com uso de recursos tecnológicos ou atividades experimentais. Destaca-se que, no decorrer de todo planejamento, as professoras demonstraram comprometimento e entusiasmo, visto que todas participaram da organização de uma atividade que atendesse os objetivos almejados. Durante a aplicação e a observação da proposta, a professora aplicadora aceitou ser observada e filmada. Nos momentos de avaliação e replanejamento, todas contribuíram com observações e avaliaram como produtiva, para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, a metodologia de encontro com os pares. Da mesma forma, os ciclos de Estudos de Aula proporcionaram momentos diferenciados para as participantes e, de modo geral, todas consideraram importantes, para o processo de formação e melhoria das práticas pedagógicas, os momentos de planejamento, observação e avaliação. Portanto, os resultados indicam que a formação continuada baseada na metodologia de Estudos de Aula, que considera o contexto escolar dos professores e envolve a colaboração para o 7 planejamento e reflexão da ação, revela-se um caminho promissor para o desenvolvimento profissional docente.
- ItemAcesso AbertoResolução de problemas matemáticos no ensino fundamental: possibilidades a partir da leitura e da escrita(2015-01) Müller, Ana Paula Krein; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Martins, Silvana Neumann; Quartieri, Marli Terezinha; Silva, Jacqueline Silva da; Amado, Nélia Maria PontesA presente pesquisa buscou investigar a influência de práticas de leitura e de escrita como facilitadoras nos processos de compreensão, interpretação e resolução de problemas matemáticos. A proposta foi desenvolvida com oito alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, tendo, como fundamentos teóricos, as ideias de Dante (2009) que explicita que uma das dificuldades enfrentadas pelos estudantes na resolução de problemas está relacionada à interpretação dos enunciados. Igualmente foram utilizados os conceitos de Smole e Diniz (2001), que destacam a importância de incentivar o trabalho com leitura de enunciados, assim como a formulação destes, para poder explorar a escrita durante as aulas de Matemática. No decorrer do desenvolvimento desta prática pedagógica, foram explorados textos matemáticos, curiosidades, desafios e enunciados de problemas. Abordou-se, também, a elaboração de problemas a partir de uma resposta já elaborada, explorando a organização e a estrutura de um enunciado. Com a resolução de problemas matemáticos, procurou-se incentivar os alunos a utilizarem diferentes estratégias de resolução de problemas, além de apresentar diversos tipos de problemas, devendo também observar os passos de compreensão e interpretação para elaboração de uma forma de resolução, executando um plano e conferindo o resultado final. Os instrumentos de coleta de dados utilizados, foram diário de campo da pesquisadora, caderno individual dos alunos, entrevista semiestruturada e filmagens. Como resultados, destaca-se a dificuldade enfrentada pelos alunos para interpretar enunciados e a percepção de que, envolvendo a leitura e a escrita durante as aulas de Matemática, conseguiu-se auxiliar os estudantes a obterem êxito na resolução dos problemas propostos.