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Navegando por Autor "MORAIS, ROSSIVAL SAMPAIO"

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    O ensino de história e cultura afro-brasileira na EJA: estudo de caso em uma escola do Bairro da Paz – Salvador/BA
    (2024-10) MORAIS, ROSSIVAL SAMPAIO; Herber, Jane; http://lattes.cnpq.br/1293410066869605; Silva, Jacqueline Silva da; Volkmer, Márcia Solange; ARAÚJO, JURANDIR DE ALMEIDA
    A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que em suas especificidades tem muito a nos revelar. O presente estudo objetiva analisar como ocorre o ensino de história e cultura afro-brasileira na Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola da rede municipal de ensino de Salvador-BA. Para fazê-lo, houve utilização instrumentos técnicos para a produção de dados: a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e o documento orientador sobre os Indicadores de Aprendizagem (Saberes da EJA), currículo normativo prescrito da rede municipal de ensino, além de um questionário com questões abertas e fechadas, que contou com a participação de 18 professores que atuam na EJA da escola em questão. Por meio da análise de conteúdo, identificaram-se contribuições relevantes nos documentos no que se refere ao ensino de história e cultura afro-brasileira. Percebe-se que, embora tenham algumas contribuições no currículo normativo da rede municipal de ensino, esse legado afro-brasileiro se apresenta em alguns componentes curriculares e inexiste em outros. Os professores apontaram a necessidade de revisão das ações relacionadas ao legado afro-brasileiro desenvolvidas na escola, uma vez que elas se concentram no mês de novembro e refletem o planejamento realizado pela instituição escolar, dessa maneira há a existência de temáticas concebidas como sensíveis ao serem trabalhadas em sala de aula. Diante disso, revelou-se uma necessidade de maior engajamento e articulação entre os diversos sujeitos da EJA para que o ensino de história e cultura afro-brasileira seja revisitado e possa ganhar maior destaque na modalidade de ensino.

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