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Navegando por Autor "Machry, Amanda"

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    Painel de parede interativo: elevando a experiência de crianças em tratamento no Instituto das Crianças com Diabetes do Rio Grande do Sul
    (2019-06) Machry, Amanda; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965
    A doença crônica, Diabetes Mellitus Tipo 1, é cada vez mais comum em crianças no Brasil, e tem recebido uma maior atenção pela parte da sociedade. O tratamento, apesar de ser para o bem-estar do diabético, é também muito invasivo e estressante, principalmente para as crianças. Nesse contexto, com o design, uma ferramenta multidisciplinar aplicável em diversas soluções do dia a dia, esse trabalho pretender criar um artefato que possa proporcionar melhores momentos de lazer e alegria às crianças portadoras da doença durante o seu tratamento, no Instituto da Criança com Diabetes do Rio Grande do Sul (ICD-RS). O projeto objetiva a inclusão do lúdico a fim de amenizar a tensão e promover momentos de mais diversão, em busca do bem-estar das crianças. Sendo assim, para o desenvolvimento do projeto foram estudadas pesquisas que revelam a relação da criança com o tratamento e as repercussões da diabetes no seu cotidiano. Além disso, também foi observado a importância do brincar para o desenvolvimento e a falta que faz oferecer as brincadeiras durante o processo de tratamento. A metodologia escolhida para desenvolver a estrutura do trabalho é fundamentada na teoria de Bruno Munari (1998). Na etapa criativa, que possibilita a chegada ao resultado final, foram realizados o mapa mental e o moodboards. Os resultados dessas etapas geraram esboços que permitiram a escolha da melhor alternativa para o êxito do projeto, no qual definiu-se em um painel de parede, inspirado no mascote do Instituto, a águia. O painel possibilita a interação da criança em tratamento durante a permanência na sala de espera do instituto, um ambiente muitas vezes tenso para a mesma. Por fim, foram escolhidos os materiais e para representar o produto, foram gerados desenhos 3D.

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