Logo do repositório
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Percorrer
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
Documentos
  • Manual de Autodepósito
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Martins, Egídio Rodrigues"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem em miniatura
    Item
    Acesso Aberto
    O uso dos softwares Winplot e Winmat no Curso de Licenciatura em Matemática: potencialidades, possibilidades e desafios
    (2013-08-05) Martins, Egídio Rodrigues; Martins, Silvana Neumann; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; http://lattes.cnpq.br/4088071913818217
    Cada vez mais, as tecnologias se fazem presentes na educação, sendo os recursos de informática objetos de inúmeras discussões e reflexões. Nesse sentido, esta dissertação tem o propósito de estudar as possíveis contribuições do uso desses recursos, mais especificamente dos softwares de matemática Winmat e Winplot, na formação do professor. A pesquisa foi desenvolvida com nove professores do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG – Campus Januária. Seu objetivo geral é discutir as potencialidades, possibilidades e desafios da implantação de softwares matemáticos no referido curso, analisar a proposta do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática na Instituição de Ensino, além de visar à construção de propostas de atividades práticas, empregando os softwares em estudo. A investigação é de caráter qualitativo e se caracteriza como exploratória, descritiva e explicativa. O referencial teórico traz autores como Borba (2010), Borba & Penteado (2007), Valente (1999), Fiorentini (2008), Tajra (2004), Froes (1998), Papert (1994) e discute a formação do professor de Matemática e sua postura diante das tecnologias de informática. No que se refere a softwares que podem ser inseridos na formação do professor de Matemática, discute o Winplot e Winmat. Com base nas análises, ficou evidenciado que as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Fundamentos da Matemática e Álgebra Linear, apresentam conteúdos com boa potencialidade para uso desses programas. Quanto aos professores, estes demonstraram ser um grupo disposto à discussão e que vê o estudo como uma boa alternativa para iniciar outras reflexões acerca da temática. Junto a eles, também foi possível gerar um ambiente de socialização de experiências com a utilização de recursos tecnológicos. Ademais, observou-se que vários desafios precisam ser superados, entre eles, a falta de capacitação do docente em usar tais recursos e a ausência de laboratórios de informática. Por fim, chegou-se à conclusão de que as possibilidades de inserção, em sala de aula, dos programas em questão são maiores que as possíveis dificuldades.

BDU 2008-2025 baseado em DSpace

  • Configurações de Cookies
  • Enviar comentários