Browsing by Author "Mendes, Elys Da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessModelagem computacional e simulações em física usando o software Modellus: uma abordagem alternativa no ensino de cinemática(2014-11) Mendes, Elys Da Silva; Neide, Italo Gabriel; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; http://lattes.cnpq.br/4088071913818217; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Neide, Italo Gabriel; Dullius, Maria Madalena; Del Pino, José Claudio; Harres, João Batista SiqueiraUma das principais questões que norteiam o ensino da Física está em como ensiná-la para que os alunos sejam estimulados a aprendê-la. Assim, com o intuito de verificar quais evidências de aprendizagem significativa surgiriam em uma abordagem metodológica no ensino da Cinemática Escalar, associando o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no ensino da Física, foi abordado neste estudo. Como ferramenta tecnológica auxiliar no ensino e na aprendizagem da Física, optou-se pelo Software Modellus. A investigação está fundamentada na aprendizagem significativa de David Ausubel (2003), bem como na modelagem computacional de fenômenos naturais abordados na Cinemática Escalar. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa que entrelaça uma abordagem qualitativa e quantitativa em um estudo de caso educacional. A pesquisa fez uso da notação experimental de Campbell e Stanley (1979) com uso de grupo experimental e controle. Foram empregados instrumentos de coleta de dados que favoreceram a análise dos subsunçores e questionários (pré-teste, pós-teste e de satisfação), com intuito de verificar o desenvolvimento do aprendizado. O tratamento metodológico baseou-se em quatro atividades de modelos conceituais da Cinemática, desenvolvidos por meio de simulações computacionais. Os resultados mostraram que a metodologia utilizada proporcionou maior interação entre os alunos submetidos ao tratamento (grupo experimental) e promoveu nos alunos uma predisposição para aprender. Assim, a ferramenta aplicada revelou-se ser potencialmente significativa para esses alunos, pois possibilitou que trabalhassem com animações demonstrativas de fenômenos Físicos que favoreceram aprender de forma ativa os conceitos da Cinemática escalar.