Navegando por Autor "Mesquita, Jefferson Ferreira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoModelagem Matemática e Cálculo Numérico: proposta pedagógica para cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Química(2015-12) Mesquita, Jefferson Ferreira; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290Observando o alto índice de reprovação dos acadêmicos de Engenharia Química e Engenharia de Produção na disciplina de Cálculo Numérico, decidiu-se efetivar uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, envolvendo a Modelagem Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem da referida disciplina. O objetivo foi analisar as implicações do desenvolvimento de atividades, utilizando Modelagem Matemática, nos processos de ensino e de aprendizagem de Cálculo Numérico a um grupo de acadêmicos da Engenharia de Produção e a outro de Engenharia Química. A intervenção ocorreu em quatro encontros, sendo que o primeiro tratou da apresentação da proposta pedagógica, o encontro dois tratou do processo da modelagem matemática em sala de aula, o encontro três serviu para socialização dos modelos matemáticos desenvolvidos e no quarto encontro foi aplicado um diagnóstico aos acadêmicos. Os instrumentos de coleta de dados foram diários de bordo, filmagem e questionários, realizando-se uma análise descritiva destes dados. Os alunos da turma de Engenharia da Produção produziram dez modelos matemáticos, os quais envolveram o tema da produção de lixo e o açaí no Amapá. Estes acadêmicos utilizaram interpolação linear, ajustes de curva, sistemas lineares para poderem obter o modelo matemático desejado. A turma de Engenharia Química produziu cinco modelos matemáticos que envolveram os temas da concentração de solução química e balanceamento das equações químicas. Os conteúdos problematizados nesta turma foram ajuste de curva, sistemas lineares, interpolação linear, zero da função e integral. Quanto aos resultados, tanto na análise do professor pesquisador, quanto na avaliação dos acadêmicos, pode-se inferir que o uso a Modelagem Matemática contribuiu produtivamente para os processos de ensino e de aprendizagem do Cálculo Numérico, pois a mesma conduziu os alunos à atitudes diferenciadas diante de desafios em relação à pesquisa, melhorou a compreensão dos conteúdos de Cálculo numérico por parte dos acadêmicos, além de mostrarem motivação, dedicação e integração da turma na construção de seus modelos.