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Navegando por Autor "Monte, Mariana Torreão"

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    Nas velas da etnomatemática: rotas e aventuras de uma prática pedagógica
    (2016-09) Monte, Mariana Torreão; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127; Giongo, Ieda Maria; Quartieri, Marli Teresinha; Munhoz, Angélica Vier; Pinheiro, Josaine De Moura
    A presente dissertação tem por objetivo geral problematizar um conjunto de práticas pedagógicas gestadas na disciplina de Cálculo II em um curso de Engenharia da Computação. Tendo como referencial teórico o campo da Educação Matemática denominado Etnomatemática em suas interlocuções com o pensamento da maturidade de Ludwig Wittgenstein, as práticas foram desenvolvidas com uma turma de Cálculo II do Curso de Engenharia da Computação numa faculdade privada do Estado da Bahia. O material de pesquisa foi composto de anotações produzidas pelos estudantes, filmagens das aulas, entrevistas com um grupo de três engenheiros da área e diário de campo da professora pesquisadora. A análise do referido material permitiu a composição de três unidades, a saber: a) a forma de vida dos alunos e suas imbricações com a Matemática Acadêmica; b) para potencializar essas imbricações, é necessária a colaboração dos engenheiros e suas diferentes linguagens e c) a parceria dos engenheiros com a professora pesquisadora provocou inquietações. Os resultados mostram que a Matemática Acadêmica é uma Etnomatemática e, como tal, faz parte da formação dos engenheiros e seus saberes. Porém, parece ser imprescindível uma abertura para a linguagem de sua própria cultura, pois os aparelhos, programas e objetos desses profissionais formam uma prática discursiva que enriquece o ensino de Matemática, especificamente o de Cálculo, objeto desta pesquisa.

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