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Navegando por Autor "Moro, Fernanda Teresa"

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    Atividades experimentais e simulações computacionais: integração para a construção de conceitos de transferência de energia térmica no Ensino Médio
    (2016-09) Moro, Fernanda Teresa; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Neide, Italo Gabriel; http://lattes.cnpq.br/2243834010086351; Neide, Italo Gabriel; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Dullius, Maria Madalena; Garcia, Isabel Krey; Del Pino, José Claudio
    Esta dissertação aborda a utilização de atividades experimentais vinculadas às simulações computacionais como recurso para a aprendizagem significativa da transferência de energia térmica. O problema que embasou a pesquisa foi: Quais as implicações da integração das atividades experimentais e simulações computacionais na aprendizagem significativa dos estudantes no conteúdo de transferência de energia térmica? O estudo foi realizado em uma escola privada do município de Erechim, Rio Grande do Sul, tendo, como participantes, trinta e cinco estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Os objetivos específicos elencados para esta pesquisa foram: Verificar os conhecimentos prévios dos estudantes relacionados à transferência de energia térmica, bem como suas aplicações em situações do cotidiano; Desenvolver o conteúdo de transferência de energia térmica por meio da integração entre atividades experimentais e simulações computacionais durante as aulas de Física no 2º ano do Ensino Médio; Investigar se as atividades desenvolvidas são potencialmente significativas para a aprendizagem dos alunos sobre elementos importantes da Termologia (formas de propagação da energia térmica). A pesquisa é de natureza qualitativa. Para levantamento dos dados foi utilizado um questionário semiestruturado, questionamentos durante as atividades propostas, além de observações feitas em um diário de campo, fotos, filmagens e, por fim, a elaboração de um mapa conceitual. Os dados analisados apontaram que: a) os estudantes evidenciaram, no questionário semiestruturado dos conhecimentos prévios, antes da intervenção pedagógica, a falta de alguns subsunçores relacionados aos conceitos de propagação da energia térmica, pois não diferenciavam calor e temperatura, o que para muitos significavam sinônimos; b) o material elaborado e proposto nesta prática mostrou ser potencialmente significativo, pois contribuiu para que houvesse modificação, enriquecimento e elaboração de subsunçores presentes nas estruturas cognitivas de alguns alunos, possibilitando a verificação dos fenômenos que muitas vezes são observados no cotidiano, bem como a diferenciação entre as três formas de transferência de energia térmica e, a existência concomitante delas; c) os estudantes, diante da proposta apresentada, estavam motivados e predispostos para trabalhar com as atividades experimentais e as simulações, realizando estas com entusiasmo e demonstrando interesse, favorecendo a ocorrência da aprendizagem significativa; d) a elaboração dos mapas conceituais e sua apresentação (ao término das atividades propostas) evidenciaram alterações nos subsunçores dos estudantes, bem como apontaram que as atividades experimentais vinculadas às simulações computacionais podem ser uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem de alguns conceitos de transferência de energia térmica.
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    Acesso Aberto
    Mentoring e o ensino de ciências: formação continuada nos anos finais do ensino fundamental com foco em atividades experimentais
    (2021-05) Moro, Fernanda Teresa; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; Rosa, Cleci Teresinha Werner Da; Oliveira, Eniz Conceição; Lerin, Lindomar Alberto
    O ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental perpassa, com as propostas e novos direcionamentos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, pelo trabalho com conceitos de Física ao longo dos quatro últimos anos (antes trabalhados apenas no 9o ano). Diversas dificuldades são relatadas pelos profissionais que trabalham nessa etapa da escolarização, principalmente no que se refere à compreensão dos conceitos mais abstratos relacionados à Física. A proposta desta pesquisa foi, portanto, uma formação continuada embasada no ensino experimental investigativo, com um grupo de professoras que atuam com a disciplina de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Posteriormente a essa formação continuada, fez-se o acompanhamento, através do Mentoring, a uma dessas professoras. A primeira etapa da formação aconteceu em 2019, envolveu 10 professoras e buscou investigar possibilidades de atividades experimentais e computacionais com enfoque investigativo para o trabalho com conceitos de Ciências. A segunda etapa da proposta buscou investigar a influência da atividade de mentoria na prática de uma professora, auxiliando- a e envolvendo-a no planejamento de atividades experimentais e simulações computacionais por meio da mentoria. Analisando as fases de vivência do Mentoring, foi possível empreender mudanças, principalmente na estruturação do planejamento e na inserção de atividades experimentais e computacionais com cunho investigativo. Quanto à etapa preliminar, ficou evidente que o ensino com enfoque investigativo não era recorrente na prática dessas professoras. As atividades experimentais eram concebidas apenas para demonstrar algum fenômeno. Esse olhar modificou-se ao longo dos encontros. Em relação ao Mentoring, é possível inferir que mudanças na práxis do professor perpassa pelo apoio e auxílio às suas necessidades durante formações continuadas que envolvam relações de colaboração. Do trabalho colaborativo entre a mentora e a mentoranda, emergiram evidências em forma de ações e reflexões sobre a prática. Enfim, o trabalho desenvolvido nesta pesquisa apresenta essa formação embasada no Mentoring como mais uma experiência valorosa para formações continuadas, contemplando o que as diretrizes e orientações curriculares nacionais propõem: um ensino articulado com a realidade, que permita a compreensão e análise de fenômenos do cotidiano, sem a excessiva matematização e que permita a articulação entre as disciplinas da área da Ciências da Natureza.

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