Navegando por Autor "Nascimento, Jefferson Oliveira Do"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoO ensino de Física por meio do uso de ferramentas tecnológias: um estudo de caso com o PROEJA(2016-07) Nascimento, Jefferson Oliveira Do; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; Neide, Italo Gabriel; http://lattes.cnpq.br/2243834010086351; Neide, Italo Gabriel; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Quartieri, Marli Teresinha; Pavani, Daniela BorgesA Física é uma disciplina de fundamental importância no ensino médio regular, na educação profissional e em muitos currículos em nível superior. Contudo, devido à abordagem pedagógica com que é apresentada para os alunos, o resultado muitas vezes corresponde ao não aprendizado significativo, com reprovações e evasões do ambiente de aprendizagem. Em nossa prática profissional em nível superior, percebemos que os discentes provenientes da educação básica apresentavam concepções equivocadas em relação aos conhecimentos físicos relacionados à temática de Terra como um corpo cósmico e, consequentemente, ao fenômeno das estações do ano. Este fato suscitou o desenvolvimento desta pesquisa com alunos do PROEJA, com o objetivo de identificar indícios de aprendizagem significativa, dos conteúdos relacionados à Terra como um corpo cósmico e estações do ano, pelos discentes, por meio de uma proposta metodológica que utiliza ferramentas tecnológicas. As ferramentas escolhidas foram a modelagem e a simulação computacional, utilizadas em um estudo de caso, por meio de uma intervenção pedagógica. A coleta de dados ocorreu por meio de um pré e pós-teste (ambos com questões abertas e fechadas) e, questionários durante as aulas com as ferramentas tecnológicas (todos com questões abertas). Também foram utilizadas gravações de áudio, entrevistas e um diário de campo. O alicerce teórico cognitivo que norteia esta pesquisa corresponde a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A pesquisa indicou uma mudança conceitual em relação aos conhecimentos dos alunos nas temáticas de Terra como um corpo cósmico e estações do ano. Estes resultados direcionam para a possibilidade da metodologia de ensino proposta, ter atuado como material potencialmente significativo.