• Menu Principal
  • Busca
  • Conteúdo Central
  • Acessibilidade no site
Logo do repositório
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Percorrer
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
Documentos
  • Manual de Autodepósito
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Nascimento, Rosimiro Araújo Do"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem em miniatura
    Item
    Acesso Aberto
    Explorando função do 1º grau com alunos do 1º ano do ensino médio utilizando investigação matemática
    (2019-02) Nascimento, Rosimiro Araújo Do; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Quartieri, Marli Teresinha; Giongo, Ieda Maria; Neide, Italo Gabriel; Olgin, Clarissa De Assis
    O ensino de Matemática tem passado por constantes transformações provocadas por profissionais compromissados com o ensino dessa Ciência. Nesse sentido, a presente dissertação foi desenvolvida com a participação de 26 alunos do primeiro ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio pertencente a uma Escola Pública Federal localizada na região sul do Maranhão. A pesquisa de cunho qualitativo, com características de estudo de caso, teve como objetivo geral analisar as conjecturas e estratégias elaboradas pelos alunos, da 1o ano do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, a partir de atividades investigativas com foco na função do 1o grau. Esse propósito teve como alicerce a metodologia da Investigação Matemática defendida por Ponte, Brocardo e Oliveira (2013). Os dados que nortearam a elaboração do presente trabalho foram coletados por meio do diário de campo do pesquisador, caderno de anotações dos alunos, gravador de voz, fotografias e filmagens. Os resultados mostraram que os alunos elaboraram várias conjecturas e usaram variadas estratégias como, por exemplo, desenhos para representar uma situação problemática, tabelas, gráficos, regra de três simples etc. Observou-se que as ideias construídas possibilitaram as justificativas das tarefas e a aprendizagem no assunto de função do 1o grau. Constatou-se que os discentes evoluíram na resolução das atividades e socialização dos conhecimentos. Assim, verificou-se que a metodologia de ensino assegurada pela Investigação Matemática pode ser implementada na sala de aula.

BDU 2008-2025 baseado em DSpace

  • Configurações de Cookies
  • Enviar comentários