Logo do repositório
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Percorrer
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
Documentos
  • Manual de Autodepósito
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Nascimento, Wesley Gonçalves Do"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem em miniatura
    Item
    Acesso Aberto
    Educação financeira na educação de jovens e adultos: vivências no Instituto Federal de Goiás (IFG)
    (2020-09) Nascimento, Wesley Gonçalves Do; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Schuck, Rogério José; Kuhn, Malcus Cassiano
    Esta dissertação tem como foco o Ensino da Educação Financeira nos cursos técnicos integrados da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), uma temática ainda não presente em muitas instituições federais de educação. A falta de conhecimento de Educação Financeira aliada à facilidade de crédito oferecido pelos comércios e bancos podem levar o indivíduo a comprometer seus rendimentos e a sua saúde financeira, visto que os níveis de endividamento e inadimplência podem ser causados pela má administração do dinheiro e por decisões financeiras irracionais e impulsivas. Por isso, esse trabalho busca contribuir para a formação de alunos criativos e críticos financeiramente, por meio de uma proposta de inclusão do ensino da Educação Financeira, ensinando-os a desenvolver raciocínios satisfatórios nas operações financeiras, mostrando-lhes estratégias de avaliação para melhorar a administração do seu dinheiro e influenciando seguramente nas suas decisões de consumo e investimento. Para isso, esse estudo tem como objetivo geral investigar como tem ocorrido a abordagem da temática: Educação Financeira, e conhecer as compreensões dessa para os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Alimentos e Modelagem do Vestuário (Câmpus Aparecida de Goiânia) e Enfermagem (Câmpus Goiânia Oeste) da EJA do IFG. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por intermédio de análise documental nos PPCs, matrizes curriculares e programas de disciplinas desses cursos para investigar a presença da Educação Financeira, e de um questionário aplicado aos alunos com a finalidade de identificar o nível de conhecimento dos respondentes sobre esta temática. Os dados coletados foram analisados seguindo as orientações da análise descritiva e a análise textual discursiva. Após a análise dessas informações, constatou-se que, nos cursos Técnicos em Alimentos e Modelagem do Vestuário apresentam na disciplina de Matemática do segundo período apenas um tópico de porcentagem que está relacionado a finanças. Revelou também que, 63,4% dos alunos participantes têm um baixo nível de alfabetização financeira, 18,3% são considerados analfabetos no assunto, a maioria está ou esteve com nome nos órgãos de proteção ao crédito pela ausência de informação sobre a temática, e que 97,2% dos participantes julgam importante que conteúdos de Educação Financeira sejam inseridos em disciplinas dos cursos EJA do IFG. Sabendo disso, elaborei, no final do Capítulo quatro desta dissertação, uma proposta para a inclusão de uma disciplina de Ensino da Educação Financeira para as turmas de EJA do IFG, acreditando que essa proposta, além de contribuir significativamente na formação desses alunos, os faça pensar estrategicamente com criticidade e criatividade quando estiverem frente aos desafios financeiros impostos pela sociedade contemporânea, a fim de alcançar sua saúde financeira, pois é algo que não tem preço.

BDU 2008-2025 baseado em DSpace

  • Configurações de Cookies
  • Enviar comentários