Navegando por Autor "Oliveira, Erli Alves De"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoEducação inclusiva em ciências exatas: práticas e desafios percebidos por docentes de Cabixi-RO(2014-02) Oliveira, Erli Alves De; Lopes, Maria Isabel; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Schuck, Rogério José; Lopes, Maria Isabel; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Bockel, Wolmir José; Schneider, LediO estudo teve, como finalidade, identificar práticas e desafios no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais em salas de aula regulares no ensino de Ciências Exatas em escolas públicas da cidade de Cabixi-RO. Apontou desafios no sentido de verificar como acontece a inclusão de alunos e os obstáculos que interferem no avanço das ações desenvolvidas por docentes junto a alunos com necessidades especiais. Busca também compreender o processo de inclusão proposto pelo MEC e a maneira como está sendo desenvolvido, promovendo discussões e debates em oficinas pedagógicas que venham a contribuir para a melhoria da prática inclusiva no ensino de Ciências Exatas. Para tanto, apresenta o resultado de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica, observações, entrevistas e questionários. Evidenciou-se que o processo de inclusão exige políticas compatíveis para sua garantia nas escolas. Percebeu-se muito interesse e comprometimento dos envolvidos em participar das atividades propostas e ajudar no seu desenvolvimento. Espera-se, com estes resultados, contribuir para que os alunos com necessidades especiais possam ter um melhor aproveitamento na escola e na sua vida social.