Repository logo
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Log In
    or
    New user? Click here to register.Have you forgotten your password?
Repository logo
  • Communities & Collections
  • All of DSpace
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
nav.documents
  • nav.documents.autodeposito
  • Log In
    or
    New user? Click here to register.Have you forgotten your password?
  1. Home
  2. Browse by Author

Browsing by Author "Oliveira, Jaciguara Queiroz Pastana De"

Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
  • Loading...
    Thumbnail Image
    Item
    Open Access
    Atividades experimentais: estratégia para auxiliar no ensino de ciências
    (2018-08-06) Oliveira, Jaciguara Queiroz Pastana De; Marchi, Miriam Ines; Böckel, Wolmir José; http://lattes.cnpq.br/9428859441586827; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Quartieri, Marli Teresinha; Del Pino, José Claudio
    As atividades experimentais, como ferramenta pedagógica, podem estimular a interação, a reflexão, a observação e a criticidade no processo de ensino e aprendizagem, tornando o aprendizado mais contextualizado e assim, mais significativo para os alunos. Esta dissertação refere-se a uma pesquisa qualitativa, que objetivou avaliar a utilização de atividades experimentais no ensino de ciências como estratégia pedagógica em sala de aula, com alunos do 5o Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado do Amapá. Como aporte teórico foram utilizados autores que desenvolvem teorias sobre o uso das atividades experimentais no processo de ensino e aprendizagem. Foi um estudo de caso no qual a coleta de dados ocorreu como estudo observacional. Os dados foram coletados utilizando-se do diário de bordo, gravações, questionários e das atividades dos alunos. A análise foi realizada indutivamente, tomando-se como foco o processo e o seu significado. Foram realizadas as interpretações e as suas respectivas descrições. Durante a pesquisa, procurou-se apresentar estratégias de ensino que relacionassem os conteúdos com a realidade dos alunos. Foram realizados dezoito encontros em que os alunos do 5o ano fizeram um estudo de conteúdos relacionados à disciplina de Ciências: ciclo da água, estados físicos da água, a água como solvente e tratamento da água para consumo humano. Como resultados, percebeu-se que as atividades experimentais despertaram nos alunos o interesse, a curiosidade, o desejo pela descoberta e a interação, possibilitando o desenvolvimento da argumentação, da criticidade, do experimentar e do observar. A partir da análise pode ser pecebivel que o uso das atividades experimentais para auxiliar no Ensino de Ciências é relevante, uma vez que, a partir de questionamentos e hipóteses prévias, são abordados conceitos trabalhados em sala de aula.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Cookie settings
  • Send Feedback