Logo do repositório
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Percorrer
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
Documentos
  • Manual de Autodepósito
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Maria Bernadete Barbosa Lima"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem em miniatura
    Item
    Acesso Aberto
    Projetos na escola: uma metodologia para aprender no Ensino Fundamental
    (2016-05-04) Oliveira, Maria Bernadete Barbosa Lima; Martins, Silvana Neumann; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Marchi, Miriam Ines; Martins, Silvana Neumann; Oliveira, Eniz Conceição; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Hoehne, Lucélia
    O presente estudo é resultado de uma pesquisa com intervenção pedagógica desenvolvida com uma turma trinta alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, realizada em uma escola pública da rede de ensino estadual, localizada na cidade de Boa Vista/RR, tendo como objetivo da pesquisa analisar a contribuição de projetos na melhoria de aprendizagem de alunos no Ensino Fundamental. Com base nas atividades desenvolvidas, observações, relatos dos alunos e professores, nas transcrições das filmagens e gravador de voz, foi possível investigar como os projetos podem contribuir com a melhoria da aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental. O referencial teórico segue pressupostos que abordam a Pedagogia de Projetos e o uso de ferramenta tecnológica: O Blog como forma de socialização de informações complementares. A metodologia utilizada para realizar o estudo foi de cunho qualitativo. Os resultados que emergiram da pesquisa realizada foram organizados em seis categorias: 1. Sensibilização para adesão dos professores ao projeto; 2. Análise do planejamento do conteúdo do trabalho de conclusão de série; 3. Encontros das discussões dos projetos; 4. Sensibilização para a adesão dos alunos ao projeto; 5. Análise do material utilizado e produzido pelos alunos; 6. Análise das entrevistas realizadas com os professores e alunos. Na análise dos resultados foi possível verificar que os estudos teóricos e as atividades propostas na intervenção pedagógica contemplaram as expectativas iniciais dos alunos; contribuíram para a produção de novos conhecimentos relacionados à temática principal do projeto desenvolvido pelos alunos sobre a cidade de Boa Vista; auxiliaram os professores no desenvolvimento de aulas mais inovadoras e próximas da realidade dos discentes; proporcionaram momentos de reciprocidade de conhecimento, de reflexão e de diálogo.

BDU 2008-2025 baseado em DSpace

  • Configurações de Cookies
  • Enviar comentários

We collect and process your personal information for the following purposes: Authentication, Preferences, Acknowledgement and Statistics.

Customize