Logo do repositório
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Percorrer
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
Documentos
  • Manual de Autodepósito
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Prá, Ivan"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem em miniatura
    Item
    Acesso Aberto
    Ambiente virtual de ensino e aprendizado Moodle: funcionalidades da plataforma na compreensão de estudantes do IFRS Campus Bento
    (2022-10) Prá, Ivan; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Bersch, Maria Elisabete; Hattge, Morgana Domênica; Loureiro, Carine Bueira
    O emprego de tecnologias em sala de aula é um tema recorrente em diversas pesquisas nas últimas décadas. Entre os diversos temas ligados às TICs, os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs) podem aproximar as aulas presenciais num ambiente virtual, tornando-se um centralizador das informações no ciberespaço escolar. Possibilitam a apresentação do plano de ensino, materiais de aula e atividades, que podem ser acessados de forma síncrona e/ou assíncrona, proporcionando um ambiente organizado para a prática pedagógica. Esta pesquisa foi desenvolvida no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ensino, da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, vinculada ao Grupo de Pesquisa Currículo Espaço Movimento (CEM/CNPq), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). Tem como lócus, estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)-Campus Bento Gonçalves nos componentes curriculares: Introdução à Computação, Laboratório de Algoritmos e Informática Instrumental, ministradas no Curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e no de tecnologia em Logística. O objetivo da investigação foi analisar de que modo e quais funcionalidades presentes no ambiente virtual, na perspectiva dos estudantes, auxiliam no seu processo de aprendizagem. O estudo utilizou como metodologia de pesquisa a abordagem de método misto (qualitativa e quantitativa) e como instrumento de investigação, formulários eletrônicos. A partir dessa abordagem traçou-se os percursos da pesquisa: i) caracterização e descrição das funcionalidades que podem ser utilizados no AVEA Moodle; ii) configuração de salas virtuais no AVEA Moodle, utilizando as funcionalidades avaliadas no contexto de cada componente curricular; iii) Investigação das contribuições das funcionalidades do AVEA Moodle, no processo de ensino e aprendizagem. iv) construção de produto educacional com descrição das funcionalidades disponíveis no ambiente virtual de ensino e aprendizado da instituição. Por fim, os resultados da investigação mostraram as contribuições das ferramentas no ambiente virtual, revelando adequações ao ambiente, conforme apontado pelos estudantes.

BDU 2008-2025 baseado em DSpace

  • Configurações de Cookies
  • Enviar comentários

We collect and process your personal information for the following purposes: Authentication, Preferences, Acknowledgement and Statistics.

Customize