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Navegando por Autor "Puhl, Neiva Mara"

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    Atividades investigativas no estudo da termodinâmica: incentivando a autonomia do estudante
    (2018-08-06) Puhl, Neiva Mara; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Gonzatti, Sonia Elisa Marchi; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Neide, Italo Gabriel
    A maioria dos estudantes do Ensino Médio apresentam dificuldades em relação aos conteúdos de Física, nesse sentido é importante buscar novas metodologias e estratégias de ensino nos processos de Ensino e de Aprendizagem. O objetivo deste trabalho, que implica em uma intervenção pedagógica, é avaliar as possibilidades e desafios de trabalhar com atividades investigativas no ensino de termodinâmica, em uma turma de ensino médio, a fim de contribuir para a autonomia dos estudantes. A pesquisa proposta é de cunho qualitativo e um estudo de caso, em que foi abordado o estudo da Termodinâmica aplicada aos processos energéticos do corpo humano, buscando associar o trabalho (W), a energia interna (∆U) e a quantidade de calor (Q), ao corpo humano. A prática pedagógica ocorreu no 1o Semestre de 2017, com cerca de 40 estudantes de uma turma de 2o ano de Ensino Médio, de uma escola pública do município de Sinop – MT. As atividades propostas de caráter investigativo foram desenvolvidas em diversos espaços de aprendizagem, como sala de aula, laboratório de informática (simulações no PhET), Praça da Bíblia e culminaram com a Feira de Ciências. Os conhecimentos prévios e posteriores dos alunos foram diagnosticados por meio da construção de mapas conceituais. As atividades de investigação foram problematizadas, permitindo que os alunos pudessem levantar hipóteses e tirar suas próprias conclusões, intermediadas pela professora. Para avaliar a percepção dos alunos frente à proposta pedagógica, ao término da intervenção foi realizada uma entrevista de forma individual. A metodologia adotada evidencia que a construção de conhecimento dos alunos frente aos conceitos da Termodinâmica foi facilitada, sendo que, os mesmos mostraram entusiasmo e iniciativa para buscar mais informações sobre o tema abordado. Ao término da pesquisa constata-se que, quando é realizado um trabalho com caráter investigativo, usando como pressuposto as metodologias ativas de ensino, a aprendizagem pode ser facilitada, ocorrendo indícios de autonomia dos estudantes. Tais indícios foram obtidos principalmente, na construção dos mapas conceituais pós-teste, e apresentação de trabalhos na feira de ciências, quando os estudantes foram além dos conceitos que foram solicitados.

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