Navegando por Autor "Reis, Geilson de Arruda"
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- ItemAcesso AbertoEnsino e aprendizagem de educação ambiental: reflexões a partir da criação de jogos no contexto da formação de professores(2024-07) Reis, Geilson de Arruda; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836; Almada, Francisco de Assis Carvalho de; Gonçalves, Luciléa Ferreira Lopes; Konrad, Odorico; Hattge, Morgana DomênicaA Educação Ambiental (EA) e os diálogos sobre sociedades mais sustentáveis buscam refletir acerca de questões desafiadoras que permeiam o mundo e os espaços escolares. Diante de uma crise ambiental vivenciada em todo o planeta Terra, é premente vislumbrar um processo educativo em favor das pautas coletivas, da preservação da existência humana e biológica. Acredita-se que a escola é um local promissor para a problematização, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos processos de ensinar e de aprender, tendo como referência as questões sociais, humanas e ambientais. Perante essa demanda contemporânea, esta tese propôs o desenvolvimento de uma agenda de estudos sobre EA com professores atuantes no Ensino Fundamental e incentivou a elaboração e uso de jogos didáticos para aprimorar o ensino de EA. Objetivou-se analisar as perspectivas e contribuições oriundas da participação em um itinerário de formação continuada e de criação de jogos didáticos em EA junto a um grupo de docentes. O estudo, de caráter qualitativo, aproximando-se da pesquisa-ação, teve sua etapa de campo desenvolvida no ano de 2023 em uma escola municipal de Imperatriz/MA, contando com a adesão de 17 voluntários. Inicialmente, os participantes responderam um questionário diagnóstico online que investigou os conhecimentos em EA. No total, foram realizados cinco encontros de formação continuada em que foram desenvolvidos estudos teóricos e práticos que resultaram na criação dos jogos didáticos: Melhorando o Clima; Trilha Ecológica; Combinando ODS e a brincadeira Circuito da Reciclagem. Os recursos, após concepção e teste dos professores, foram aplicados nas turmas da escola. Para produção de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas com o grupo de professores, que foram gravadas e transcritas na íntegra. Os dados foram analisados seguindo a abordagem da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galliazi (2013), emergindo assim cinco categorias que foram agrupadas e analisadas, apoiadas em autores como: Brougère (2010; 2017), Charlot (2020), Carvalho (2012; 2020), Freire (2000; 2002; 2012; 2015), Gatti (2016), Reigota (2017), Loureiro (2019), Maia (2015), Morin (2020), Kishimoto (2011; 2017), Krenak (2019), dentre outros. Os professores relataram bom aproveitamento da abordagem teórica e prática, evidenciando também a apropriação de conhecimentos lúdicos para o ensino de EA. Os investigados enfatizaram a importância da abordagem vivencial adotada nos encontros da formação continuada. Assim, foi destacada a relevância dos momentos aplicados, também chamados de oficinas, que permitiu ao grupo experimentar e implementar os conhecimentos para a criação e o uso dos jogos. A investigação elucidou que a variedade de ideias, perspectivas e pontos de vista provenientes dos docentes contribuiu substancialmente para o processo criativo de elaboração dos recursos lúdicos. Os professores notaram melhorias no interesse, motivação, concentração e habilidades socioemocionais dos estudantes ao usarem os jogos. As interações entre pares durante as partidas facilitaram o ensino e a aprendizagem colaborativa. Os jogos também promoveram a aprendizagem sobre reciclagem e desenvolveram habilidades de leitura e interpretação textual em Língua Portuguesa, pois eram necessárias pausas para reflexão e decisões estratégicas. Eles ainda mencionaram os desafios enfrentados pelos professores na execução do exercício pedagógico da EA, como o calendário letivo extenso e a falta de materiais didáticos específicos. Os professores destacaram maior preferência por formações realizadas na própria escola. Segundo eles, esse modelo facilita a contextualização e a experimentação de acordo com a realidade dos estudantes. A pesquisa ressalta a necessidade de políticas públicas que proporcionem o aprimoramento em EA, para oportunizar a qualificação docente e a inventividade no ensino, além de enfatizar a promoção de sociedades mais sustentáveis e humanizadas. Destaca-se que o estudo foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).