Browsing by Author "Rodrigues, Aline"
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- ItemOpen Access“Abrindo as cortinas” – Em cena: Crianças de 5 a 8 anos de idade vestindo fantasias em uma Brinquedoteca(2013-06-17) Rodrigues, Aline; Miorando, Tânia MichelineAs roupas e adereços utilizados pelas crianças como fantasias possuem um papel fundamental na vida das crianças, embora muitas pessoas acreditem que as crianças vestem fantasias apenas como um simples ato de diversão. Nas fantasias estão contidos muitos significados e aspectos relevantes que podem ser exteriorizados pelas crianças, pois elas também utilizam da imagem, além da linguagem verbal para expressar seus sentimentos. O estudo buscou identificar o motivo pelo qual as crianças possuem muito agrado por vestirem fantasias e a metodologia desta monografia é qualitativa: envolveu observações de quatro crianças, da faixa etária de cinco a oito anos de idade que frequentaram a Brinquedoteca do Universidade do Vale do Taquari Univates e brincaram com as fantasias existentes naquele espaço. A conclusão do estudo foi que ao brincar vestindo a fantasia tudo se torna lógico e humano para a criança pelo fato de este material possibilitar diversas interpretações e ser um símbolo que vive de sua autonomia, adaptável a muitas realidades. As fantasias auxiliam no entendimento de mundo e aprimoram o desenvolvimento das aprendizagens cognitivas, físicas e emocionais das crianças.
- ItemOpen AccessExperiências visuais de sujeitos surdos: encontros com a fotografia(2016-05-03) Rodrigues, Aline; Hattge, Morgana Domênica; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Munhoz, Angélica Vier; Hattge, Morgana Domênica; Guedes, Betina Silva; Costa, Cristiano Bedin Da; Schwertner, SuzanaUm clique. Uma luz. Um registro. Um afecto. A fotografia a partir das experiências visuais. O que registrar surge do inesperado. Uma caminhada por instantes. Diante do sol, da chuva, do dia, da noite: uma vida. Caminhadas carto(foto)grafadas, buscando dar passagem ao que captura, na leveza dos acontecimentos, sob tentativas de desviar o tempo. Experiência que se faz e desfaz, entre meu corpo, sujeitos surdos, uma máquina fotográfica e movimentos. Nessa medida, o propósito desta pesquisa foi articular uma relação entre o caminhar como prática permeada por afectos e um olhar para as singularidades de sujeitos surdos, em meio a teorizações de filósofos da diferença, entre eles, Gilles Deleuze e Roland Barthes. Nesse trajeto, alguns rastros foram traçados, percebendo-se que um sujeito surdo pode ser pensado pela sua imprevisibilidade. O que o toca, toca-o de maneira singular, na potência da sua diferença, como um gesto criador de Caminhando, obra de Lygia Clark (1964). Às vezes, um sujeito inacabado, em movimento de constante recusa à fixação. Em muitas outras, apenas um sujeito capturado por linhas estratificadas. Ao finalizar a pesquisa, percebe-se que a entrega do sujeito é sempre algo difícil, de modo que, ao rastrear definições e representações, fixa-se mais na objetividade e brevidade.
- ItemOpen AccessA formação continuada de professores provocando “pororocas” nas aulas do ensino superior: um olhar para o ensino inovador em duas universidades(2020-11) Rodrigues, Aline; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Silva, Jacqueline Silva da; Pinheiro, Fernanda Storck; Ohlweiler, Mariane; Theves, Denise WildnerEsta tese aborda a temática da formação continuada de professores do Ensino Superior com enfoque para o ensino inovador, propondo como objetivo investigar como a formação continuada, realizada na universidade, contribui para desencadear um ensino inovador nas aulas de professores que atuam no Ensino Superior. O referencial teórico adotado segue os preceitos de Antunes (2002), Moran (2012, 2013), Nóvoa (1991, 1995, 2009), Perrenoud (2000) e Tardif (2000, 2011 e 2014). O estudo foi realizado com dois coordenadores responsáveis pelo setor de apoio pedagógico e dois professores de duas instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto de investigação, buscou-se utilizar aproximações com o estudo de casos múltiplos como metodologia de pesquisa, com o intuito de conhecer as condições e os fenômenos sociais pertinentes aos espaços pesquisados. Para a geração dos dados, foram utilizados, como instrumentos de pesquisa, entrevistas semiestruturadas, as quais contemplaram questões abertas, possibilitando que outros assuntos pudessem ser abordados. Também foi utilizado um diário de campo em que foram registradas as impressões da pesquisadora no momento da coleta dos dados. A sistematização dos dados deu origem a categorias, definidas a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Constatou-se a existência e a importância das formações continuadas versarem sobre questões em torno do ensino inovador nas Instituições de Ensino Superior (IES) pesquisadas, uma vez que, ao verificar o cronograma das formações continuadas propostas pelos setores de apoio pedagógico, percebeu-se que assuntos como competências pedagógicas, possibilidades e utilização de objetos virtuais para a aprendizagem dos alunos, metodologias ativas, técnicas de ensino, entre outros, fazem parte das programações. Da mesma forma, constatou-se que os professores pesquisados utilizam o que aprendem nas formações continuadas das 7 suas respectivas IES, em sala de aula, com seus alunos. Para tanto, eles também precisam estar predispostos e abertos a buscarem novas formas de ministrar aulas, por mais que muitas vezes o tempo esteja na contramão do desejo do professor de formar-se continuamente. Este trabalho revela uma possibilidade de rompermos com práticas tradicionais de ensino, em que o professor deixa de lado o papel de transmissor de conhecimentos para ser um problematizador e um questionador de seus alunos. Além disso, destaca a importância de temáticas relacionadas ao ensino inovador serem debatidas entre professores nas formações pedagógicas das IES, como forma de pensar aulas diversificadas e que desafiem o aluno a construir sua aprendizagem com autonomia. O professor do Ensino Superior normalmente é muito atarefado, mas é importante que ele pare e reflita sobre seu ensino no meio do turbilhão de demandas que ele tem a cumprir.