Navegando por Autor "Rodrigues, Neuza Ricardo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoO programa Prodocência e as contribuições para o ensino da formação continuada dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso/MT(2018-06-20) Rodrigues, Neuza Ricardo; Silva, Jacqueline Silva da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; Rosa, Daiani Clesnei Da; Schneider, Ledi; Martins, Silvana NeumannA formação continuada de professores, compreendida como parte do desenvolvimento profissional que se dá durante a atuação docente, possibilita um novo significado para a prática pedagógica no sentido de contextualizar novas circunstâncias e transformar a atuação do professor. Dessa maneira, esta dissertação aborda o ensino da formação de professores que atuam no Programa Prodocência no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza no Centro de Referência de Jaciara/MT. Diante do exposto, tem-se o seguinte problema: Compreender como o Programa Prodocência pode contribuir para a Formação Continuada dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-IFMT. A pesquisa foi estruturada de acordo com a abordagem qualitativa, por considerar que esta possibilita ao pesquisador melhor interação com o objeto de estudo. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professores que atuam no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, que incluiu visita ao campus e pesquisa documental entre os anos de 2014 a 2016 no Centro de Referência de Jaciara/MT para verificar quais ações pedagógicas formativas foram realizadas junto aos professores. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas com os professores sujeitos da pesquisa, as quais foram gravadas e transcritas. A análise dos dados produzidos aproximou-se de alguns princípios da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). A partir das análises dos dados, observou-se que os professores apontaram questões relevantes, caracterizadas neste estudo como contribuições importantes para o processo de formação continuada dos professores e transformação das práticas, tais como o entrosamento entre os professores do Centro de Referência com os professores da rede municipal e entre os próprios professores do IFMT; a compreensão quanto à possibilidade de realização de trabalho na perspectiva coletiva; a compreensão quanto à importância de aliar os aspectos teóricos das disciplinas aos aspectos práticos; a utilização de metodologias diferenciadas para aprender e ensinar: e o desenvolvimento de práticas educativas interdisciplinares. Constatou-se nas entrevistas que o ensino desenvolvido nessas formações também teve desafios, contudo contribuiu na melhoria das práticas dos professores do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza no Centro de Referencia de Jaciara/MT.