Navegando por Autor "Rosa, Daiani Clesnei Da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAs concepções de diretores escolares acerca da gestão educacional e da educação ambiental em escolas estaduais do Vale do Taquari/RS/Brasil(2016-11) Rosa, Daiani Clesnei Da; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Konrad, Odorico; http://lattes.cnpq.br/9946679953072196; Konrad, Odorico; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Ferla, Juarez; Silva, Jacqueline Silva da; Schneider, LediEsta tese tem como objetivo geral investigar como os diretores das escolas estaduais pertencentes a 3ª Coordenadoria Estadual de Educação, localizadas no Vale do Taquari/RS-BR, compreendem o papel da gestão escolar e da educação ambiental nas escolas de Educação Básica. A proposta aqui desenvolvida apresenta as reflexões acerca: da educação ambiental crítica na construção da cidadania, sustentadas pelas ideias de Carvalho (2010), Tristão e Jacobi (2010), Lacerda (2010), Sato e Carvalho (2005), Capra (2006), González-Gaudiano (2005), Leff (2006) e Rosa (2009); da gestão democrática e participativa, discutidas com as ideias de Cóssio (2006), Mello e Cóssio (2006), Alves (2010), Ferreira (2008), Oliveira (2012), Paro (2007), Cury (2012) e Freire (2010). É uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, descritiva e exploratória, bibliográfica e de levantamento, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário, aplicado a 52 diretores das escolas estaduais, equivalendo a aproximadamente 56,5% dos diretores das escolas estaduais pertencentes a 3ª CRE, localizadas no Vale do Taquari/RS/Brasil. A técnica utilizada para realizar a interpretação de dados foi análise de conteúdos de Bardin (2012). Os resultados apontam que: a) a escola foi um dos locais mais vistos como um espaço propício para desencadear ações que promovam essa mudança paradigmática da relação do ser humano com o meio ambiente; b) a educação ambiental aparece como uma inquietação constante da gestão escolar, no entanto a escola desenvolve ações pontuais acerca dessa temática, sem uma certa continuidade e reflexões mais aprofundadas e c) acredita-se que essa pesquisa auxiliou a organizar um referencial teórico significativo acerca das temáticas de gestão escolar e educação ambiental.