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Navegando por Autor "Rossetto, Júlio César"

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    Educação financeira crítica e a virtualização da economia: uma possibilidade para o “novo ensino médio” mato-grossense
    (2023-03) Rossetto, Júlio César; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127; Kistemann Júnior, Marco Aurélio; Vargas, Paulo Roberto Vieira; Neide, Ítalo Gabriel; Dullius, Maria Madalena
    A presente tese tem como objetivo central analisar, à luz da Educação Financeira Crítica, as contribuições do desenvolvimento de um conjunto de tarefas, destinadas a aprimorar o pensamento crítico de grupos de estudantes do Ensino Médio, em concordância com as Diretrizes Regionais Curriculares do Estado do Mato Grosso. Para tanto, elaborou-se uma sequência didática em formato de cartilha, desenvolvida em onze encontros, em duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio, em uma Escola Estadual do meio norte-mato-grossense. Os referenciais teóricos que sustentam a investigação são relativos à Educação Financeira Crítica na perspectiva de Paulo Freire e Ole Skovsmose. Metodologicamente, fez-se uso do Design- Based Research (DBR), e os materiais de pesquisa - aulas gravadas e posteriormente transcritas, diário de campo do pesquisador e materiais escritos e produzidos pelos estudantes - foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016). O escrutínio dos materiais de pesquisa permitiu a emergência de três categorias: a) Educação Financeira Crítica, b) Virtualização da Economia e c) Matemática Escolar. Os resultados apontam a produtividade de inserir, nos currículos escolares do Ensino Médio, elementos da Educação Financeira numa perspectiva crítica, abordando questões vinculadas à indivíduos consumidores, virtualização da economia, bem como aspectos sociais e econômicos vigentes no país e no mundo. Aliado, a pesquisa produziu um conjunto de tarefas em forma de Produto Educacional, disponível para as comunidades acadêmica e escolar, com o intuito de apoiar os processos de ensino da matemática escolar.
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    Acesso Aberto
    Educação financeira crítica: a gestão do orçamento familiar por meio de uma prática pedagógica na educação de jovens e adultos
    (2019-04-09) Rossetto, Júlio César; Neide, Italo Gabriel; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806
    Esta dissertação busca contribuir com novas ideias para a inclusão do tema transversal “Educação Financeira” nos processos de ensino e de aprendizagem na Educação Básica. Para isso, esta pesquisa tem o objetivo geral de investigar como o desenvolvimento de uma prática pedagógica embasada na Educação Financeira Crítica pode influenciar na gestão do orçamento familiar de alunos do 2° Ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos. Por sua vez, a Revisão Teórica está fundamentada nos pressupostos teóricos vinculados ao campo da Educação Financeira Crítica e seus entrecruzamentos com as convicções de autores que defendem a relevância deste tema para a formação de indivíduos-consumidores autônomos e críticos. A prática foi desenvolvida durante dez encontros de duas horas aula cada, com uma turma de 27 alunos do 2º Ano do Ensino Médio da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma Escola Estadual do Município de Vera no Estado do Mato Grosso. A pesquisa possui cunho qualitativo, com características de um estudo de caso, cuja sua análise se deu por meio dos percursos de triangulação conforme Freitas e Jabbour (2011). Os fatos apurados na análise dos dados foram constituídos a partir da aplicação de dois questionários, gravações de áudios, fotografias, material produzido pelos alunos e pelo diário de campo do pesquisador/professor. A partir dessas informações, emergiram três categorias de análise descritiva: Analfabetismo Financeiro; Controle Financeiro e Tomada de Decisão. Após a sua análise, o estudo apresenta alguns dos resultados: a) constatou-se que 18,5% dos alunos possuíam um controle de suas despesas e receitas, controle este iniciado pelos demais no decorrer da pesquisa; b) os alunos compreenderam a relevância de se efetuar uma pesquisa de preço; c) a pesquisa propiciou reflexões sobre a importância de pequenas quantias de dinheiro; d) verificou-se que alguns estudantes apresentavam características de um analfabeto financeiro; e) a intervenção propiciou aos alunos evidenciar as contribuições da Matemática para a resolução de situações-problemas que envolvem as finanças. Sendo que ao final da pesquisa foi produzido e disponibilizado um produto educacional.

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