Navegando por Autor "Santos, Fábio Andress Dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoModelagem matemática e bicicleta: proposta de ensino e de aprendizagem para alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola no município de Santana-AP(2015-01) Santos, Fábio Andress Dos; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Quartieri, Marli Teresinha; Giongo, Ieda Maria; Schuck, Rogério José; Carreira, Susana Paula GraçaA falta de motivação e entusiasmo de alunos no desenvolvimento das atividades durante as aulas de Matemática, no Ensino Médio, causaram inquietações e estimularam a busca de alternativas para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Neste contexto, objetivou-se desenvolver uma intervenção pedagógica para alunos do Ensino Médio, em uma escola pública da cidade de Santana, AP, utilizando a Modelagem Matemática e o tema bicicleta. Portanto, o propósito foi investigar implicações pedagógicas e sociais decorrentes da exploração de atividades envolvendo Modelagem Matemática e o tema bicicleta, com alunos do 3º ano do Ensino Médio, nos processos de ensino e de aprendizagem. A pesquisa foi qualitativa com aproximações ao estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, diários de campo do professor e dos alunos, gravações de aula em vídeo e áudio. Ao final da pesquisa, foi possível perceber a mudança de postura dos estudantes, que se tornaram mais críticos, criativos, participativos e motivados. No decorrer da prática pedagógica, foram construídos conceitos de geometria plana, espacial e analítica, funções e porcentagem, bem como se estimulou o uso do computador por meio do programa do Excel e pesquisas na internet. O tema bicicleta proporcionou discussões, durante as aulas de Matemática, a respeito dos deveres e direitos dos ciclistas, além de possibilitar momentos de reflexão sobre a importância desse meio de transporte para a saúde.