Navegando por Autor "Santos, Jacy Pires Dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoConstruindo conceitos matemáticos de funções do 1º e 2º graus por meio de atividades experimentais(2016-11) Santos, Jacy Pires Dos; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Quartieri, Marli Teresinha; Giongo, Ieda Maria; Neide, Italo Gabriel; Pinheiro, Josaine MouraEste estudo descreve a análise de uma intervenção pedagógica que visou à construção dos conceitos de função de 1o e de 2o graus por meio da experimentação. Nesse sentido, o que se buscou foram melhorias no entendimento desses conceitos, pois tem sido frequente os alunos registrarem dificuldades na compreensão dessas ideias, levando-os, muitas vezes, ao desinteresse por esses conteúdos de ensino. O propósito do trabalho foi investigar as implicações nos processos de ensino e aprendizagem decorrentes da realização de atividades experimentais, com o tema função do 1o e do 2o grau, com os alunos do Ensino Médio. O estudo foi realizado com uma turma de 1o ano do Ensino Médio, de uma escola estadual em São Luís – MA. A pesquisa foi de cunho qualitativo e caracterizou-se como um estudo de caso. A recolha de dados ocorreu pela observação dos participantes em sala de aula mediante registros escritos (questionário, relatórios, resolução de tarefas propostas e autoavaliação das práticas), complementados por depoimentos audiogravados e do diário de campo da professora pesquisadora. No decorrer desta intervenção pedagógica, os estudantes foram estimulados ao uso do computador, o que possibilitou diferentes registros de representação de modelos algébricos e geométricos a partir dos dados emergentes dos experimentos. Os principais resultados evidenciam que as ideias de função presente nos experimentos favoreceram o entendimento dos conceitos matemáticos em questão. Ressalta-se ainda que tais tarefas proporcionaram a participação efetiva da turma investigada no tocante às discussões, interpretações e compreensão dos conceitos matemáticos vinculados ao tema funções.