Logo do repositório
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Percorrer
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
Documentos
  • Manual de Autodepósito
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Márcia Edinéa Dos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem em miniatura
    Item
    Acesso Aberto
    Artes na educação dos anos iniciais: a valorização das artes como estratégia de ensino e aprendizagem no ambiente escolar
    (2018-08-14) Santos, Márcia Edinéa Dos; Teixeira, Bruno da Silva; http://lattes.cnpq.br/5057377626171449
    A presente pesquisa surgiu por meio das várias vivências no ambiente escolar, em uma escola de ensino fundamental, na cidade de Venâncio Aires, Vale do Rio Pardo. O projeto se fundamenta pelo fato de que as Artes, no ambiente escolar, não ocupam um espaço relevante por parte dos educadores, equipe diretiva e, muitas vezes, pela própria família. A disciplina de Artes faz parte da Lei de Diretrizes e Bases, mas na prática pedagógica cotidiana da escola, percebe-se que há uma forte desvalorização desse componente. Entretanto, o estudo das Artes é significativo na formação dos estudantes, uma vez que promove a construção da identidade, proporciona liberdade de expressão pessoal e social, estimula a criação e criatividade, levando-os também a um olhar sensível ao mundo que os cerca. Para investigar e analisar essas dificuldades, descobrir as inquietudes e conhecer melhor a realidade nas escolas, foram realizadas entrevistas com professores formados e não formados na área. Além disso, partindo desses pressupostos, foi realizada uma atividade de Artes com alunos na faixa etária entre 09 e 10 anos, em uma escola privada de Venâncio Aires, RS. O presente trabalho de conclusão, do curso de Pedagogia, buscou mostrar a importância dessa disciplina, para que se olhe a Arte como uma estratégia, cuja pode conduzir de maneira prazerosa e diferente o aprendizado da criança. E, inclusive, pode ser um meio motivador para ensinar, visando à interdisciplinaridade e contribuindo no processo de ensino aprendizagem.

BDU 2008-2025 baseado em DSpace

  • Configurações de Cookies
  • Enviar comentários

Coletamos e processamos suas informações pessoais para os seguintes propósitos: Autenticação, Preferências, Reconhecimento e Estatísticas.

Customizar