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Navegando por Autor "Schäfer, Gustavo Antônio"

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    Os resultados da implantação de um complexo de resíduos em uma instituição de ensino superior
    (2021-06) Schäfer, Gustavo Antônio; Konrad, Odorico; http://lattes.cnpq.br/9946679953072196
    Nos últimos anos observa-se um desenvolvimento acelerado da sociedade, como consequência podemos perceber um aumento da degradação ambiental e um aumento da intensidade e da frequência dos problemas ambientais decorrentes de ações antrópicas. Diante disso, a gestão ambiental vem ganhando espaço no meio empresarial, buscando atender a demanda ecológica nas diferentes camadas e setores da sociedade global, envolvendo também o meio acadêmico. Naturalmente, não se pode afirmar que todas as organizações já se encontrem conscientes da importância da gestão dos recursos naturais de forma responsável, porém, a organização que não adequar suas atividades ao conceito de desenvolvimento sustentável está fadada a perder competitividade. As atividades desenvolvidas dentro de uma Instituição de Ensino Superior (IES) não são diferentes, da mesma forma, suas atividades geram impactos que acabam causando problemas ao ambiente. Cada vez mais as instituições de ensino superior estão se preocupando e se engajando junto aos movimentos de responsabilidade social, buscando soluções sustentáveis para o desenvolvimento de suas atividades em harmonia com o ambiente. Desde 2019 o campus universitário da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES de Lajeado, Rio Grande do Sul – Brasil, conta com um Complexo de Resíduos. Um ambiente que foi pensado, projetado e construído para gerenciar os resíduos gerados pelas atividades da universidade. A partir disso, este estudo se concentrou em realizar uma avaliação completa dos volumes de resíduos que foram gerados pela IES nos anos de 2017 e 2018, antes da existência do Complexo de Resíduos e dos anos de 2019 e 2020, após o início das atividades do Complexo de Resíduos. Os dados obtidos mostraram um crescente aumento dos resíduos gerenciados ao longo dos anos de 2017 a 2019 e uma diminuição de 34,78% do volume de resíduos sólidos gerenciados no ano de 2020 em relação ao ano anterior, muito em virtude da pandemia de COVID-19, motivo pelo qual as aulas acabaram sendo virtualizadas e os alunos não estavam presentes na IES. Também foram avaliados as formas de gerenciamento dos resíduos no Complexo de Resíduos e as destinações finais realizadas, onde foi possível constatar que 77% dos resíduos sólidos são destinados para reciclagem e a 54% dos efluentes destinados para compostagem. Com este estudo foi possível comprovar que a implantação de um Complexo de Resíduos em uma IES pode trazer bons resultados.

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