Navegando por Autor "Scheuermann, Guilherme"
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- ItemAcesso AbertoConjunto de indicadores de sustentabilidade empresarial: uma proposta de avaliação para micro e pequenas empresas do segmento agroindustrial(2019-03) Scheuermann, Guilherme; Cyrne, Carlos Cândido da Silva; http://lattes.cnpq.br/0284932812958302A partir do surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável, a sociedade tem voltado suas atenções para a necessidade de preservar os recursos naturais. Deste modo, a partir das décadas e 80 e 90, as empresas, principais responsáveis pela extração e transformação dos recursos naturais, passaram a ter seu papel questionado pela sociedade, principalmente em relação à degradação ambiental necessitando contemplar em sua estratégia ações que visem, além de crescimento econômico, a proteção ao meio ambiente, qualidade de vida da população e igualdade social. Para mensurar a sustentabilidade dos empreendimentos, ganhou ênfase a necessidade de utilização de indicadores de sustentabilidade empresarial que, utilizados no planejamento e processo decisório, permitam o acompanhamento e avaliação das organizações em relação à sustentabilidade. Tendo em vista que a maioria dos instrumentos de mensuração da sustentabilidade empresarial existentes na atualidade avaliam empresas de grande porte, o objetivo do presente estudo foi o de identificar um conjunto de indicadores apropriado as Micro e Pequenas Empresas agroindustriais aderentes aos princípios básicos da governança corporativa. Este novo conjunto de indicadores foi submetido a avaliação de proprietários de agroindústrias e acadêmicos das áreas de gestão e sustentabilidade com o intuito de avaliar a importância dos indicadores sugeridos e os aspectos relativos à facilidade na obtenção dos dados necessários à sua elaboração. Foram identificadas divergências nos pesos atribuídos pelos dois grupos participantes da pesquisa e, após a realização do cruzamento das informações relativas ao grau de importância e dificuldade dos indicadores em uma matriz específica, se pôde constatar que o conjunto proposto está adequado a realidade dos empreendimentos e poderá ser utilizado para mensurar a sustentabilidade de micro e pequenas agroindústrias contribuindo com a sustentabilidade destes empreendimentos.
- ItemAcesso AbertoA utilização de tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem baseada em problemas: estudo e aplicação na educação profissional(2018-06-26) Scheuermann, Guilherme; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564A constante evolução tecnológica, as alterações na forma e na velocidade de comunicação da sociedade, as mudanças no perfil dos alunos e nas necessidades do mercado de trabalho têm instigado a reflexão sobre os processos de ensino aprendizagem na Educação Profissional. Deste modo, o objetivo do presente estudo foi o de identificar quais as contribuições na aprendizagem de uma turma da educação profissional proporcionadas pela utilização da metodologia ativa de aprendizagem baseada em problemas utilizando como suporte tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa foi realizada com a turma de Estatística Básica da LUME Centro de Ensino localizada no Município de Encantado/RS no primeiro semestre de 2017. A pesquisa exploratória e descritiva foi dividida em duas etapas, a primeira consistiu em uma pesquisa bibliográfica e a outra de coleta de informações por meio de questionários aplicados aos alunos. Os dados qualitativos foram organizados e agrupados de forma que pudessem contribuir com os objetivos do estudo. A partir das informações levantadas foi possível evidenciar que a metodologia ativa de aprendizagem baseada em problemas utilizando como suporte tecnologias de informação e comunicação traz diversas contribuições ao processo de ensino aprendizagem, propiciando além de uma melhor compreensão dos conteúdos aulas mais dinâmicas e participativas.