Navegando por Autor "Schmidt, Caroline Angélica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoEtnomatemática e práticas sociais: um estudo no bairro Maria Magdalena em Itaituba/PA(2023) Schmidt, Caroline Angélica; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127; Dullius, Maria Madalena; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; Formigosa, Marcos MarquesA presente dissertação tem como objetivo geral analisar uma proposta didática etnomatemática, para alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, correlacionada ao contexto social em que vivem, na Escola Professora Maria Oliveira de Mendonça, em Itaituba, Estado do Pará. Os referenciais teórico-metodológicos que sustentaram a investigação estão em consonância com ideias do campo da etnomatemática, conforme descrito por Knijnik et al (2019). De cunho qualitativo, a pesquisa envolveu um grupo de quarenta e dois estudantes. Os materiais de pesquisa foram produzidos a partir de rodas de conversas gravadas e, posteriormente, transcritas, do diário de campo da professora pesquisadora e de materiais escritos, produzidos pelos estudantes. A análise descritiva possibilitou a emergência de três resultados: a) os estudantes compreenderam que seus anseios sociais e econômicos são semelhantes; b) os jogos de linguagem matemáticos dos estudantes apresentam semelhanças, em diferentes gradientes, com os da matemática escolar; c) o conjunto de tarefas permitiu que os estudantes reconhecessem que os jogos de linguagem vinculados à matemática escolar podem auxiliar no entendimento de questões sociais. Tais resultados apontam a pertinência de operar com ideias que apregoam a potência de operar com os jogos de linguagem, gerados pelos grupos sociais e o exame de suas semelhanças com aqueles usualmente presentes na matemática escolar