Navegando por Autor "Schwarzer, Natália Cristine Busch"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAnálise custo/volume/lucro e formação do preço de venda da empresa Cartonagem Nergel Ltda(2017-01) Schwarzer, Natália Cristine Busch; Feil, Alexandre André; http://lattes.cnpq.br/6410162361977430Atualmente as empresas estão cada vez mais preocupadas em encontrar maneiras de gerir seu negócio frente ao mercado competitivo. A Análise CVL entra neste cenário como uma ferramenta de gestão que auxilia os gestores a planejar e controlar melhor o seu negócio. Neste sentido, este estudo refere-se a Análise CVL e formação do preço de venda na empresa Cartonagem Nergel Ltda., situada na localidade de Linha Santa Rita, no município de Estrela/RS. O objetivo geral consiste em apurar e analisar a relação CVL da empresa identificando quais os produtos que possuem a melhor margem de contribuição e de lucro. A metodologia quanto a abordagem foi quantitativa, quanto aos procedimentos técnicos foi documental e quanto aos fins e objetivos uma pesquisa descritiva. A coleta de dados ocorreu diretamente da empresa de onde foram extraídos relatórios do sistema de gestão utilizado, que continham informações de todos os custos e despesas, vendas, compras e faturamento ocorridos. A pesquisa possibilitou identificar nos custos e despesas fixos, o custo mais alto o aluguel de máquinas e nas despesas financeiras, pró-labore e honorários profissionais as maiores despesas. A análise da margem de contribuição demonstrou seu melhor resultado no mês de novembro, tendo o produto Maxipack Nº1 GR com a melhor contribuição marginal unitária e melhor margem de contribuição. Os menos rentáveis foram os produtos Tabuleiro em “Z”, que apresentou margem negativa juntamente com as caixas G.Valite Solto/VM e Tok Final 50x50. Outubro foi o mês que demonstrou o maior faturamento e os melhores resultados para margem de segurança, alavancagem operacional, e pontos de equilíbrio econômico, financeiro e contábil. O ponto de equilíbrio mix mais alto foi no mês de setembro. Em vista dos resultados encontrados sugeriu-se a empresa reavaliar os produtos analisados neste estudo para ver a viabilidade de mantê-los no mix, principalmente aqueles que apresentaram valores de margem negativa. Conclui-se também que a empresa deve realizar um planejamento de custos e despesas que possa contribuir com uma melhor gestão do negócio.