Repository logo
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Log In
    or
    New user? Click here to register.Have you forgotten your password?
Repository logo
  • Communities & Collections
  • All of DSpace
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
nav.documents
  • nav.documents.autodeposito
  • Log In
    or
    New user? Click here to register.Have you forgotten your password?
  1. Home
  2. Browse by Author

Browsing by Author "Sete, Douglas Gonçalves"

Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
  • Loading...
    Thumbnail Image
    Item
    Open Access
    Ensino de eletroquímica: contribuição de um objeto de aprendizagem na construção de conhecimento de condutividade elétrica
    (2019-03) Sete, Douglas Gonçalves; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Oliveira, Eniz Conceição; Herber, Jane; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Del Pino, José Claudio
    O tema do presente estudo é: “Ensino de eletroquímica: contribuições de um objeto de aprendizagem na construção de conhecimentos de condutividade elétrica”. Ao desenvolvê-lo, analisam-se as implicações e contribuições do uso de um Objeto de Aprendizagem sobre condutividade nos conhecimentos de Química, de alunos iniciantes do curso de Licenciatura em Química. Temos objetivo investigar de que maneira o Objeto de Aprendizagem (OA) pode auxiliar os alunos na construção do conhecimento a respeito do conteúdo de eletroquímica, na disciplina de Química. Como procedimento metodológico, adotamos o estudo qualitativo, utilizando questionários e o roteiro para qualificar a utilização do Objeto de aprendizagem. Fundamentamos nossos estudos nas perspectivas dos seguintes teóricos: Valente (2002), Tajra (2012) e Penteado (2005), além de outros autores, que nos auxiliaram no desenvolvimento da pesquisa. Para a coleta de dados foram utilizados três questionários e as questões do produto educacional. Os dados foram avaliados através da Análise Descritiva. Os resultados apontam que antes da utilização do OA, os alunos tiveram uma média baixa de aproveitamento, o que pode ser justificado pelo fato de o tema corrente elétrica ser um conteúdo visto na Química no Ensino Médio, como parte de outros conteúdos. Após a utilização do OA, através do roteiro proposto no Produto Educacional, houve uma significativa melhora no desempenho dos alunos, que compreenderam bem melhor os conteúdos. Ficou evidente nas falas dos alunos o interesse, a aceitação e a empolgação na utilização do OA.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Cookie settings
  • Send Feedback