Repository logo
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Log In
    or
    New user? Click here to register.Have you forgotten your password?
Repository logo
  • Communities & Collections
  • All of DSpace
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
nav.documents
  • nav.documents.autodeposito
  • Log In
    or
    New user? Click here to register.Have you forgotten your password?
  1. Home
  2. Browse by Author

Browsing by Author "Silva, Alessandro Siqueira Da"

Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
  • Loading...
    Thumbnail Image
    Item
    Open Access
    A robótica educacional como possibilidade para o ensino de conceitos de lógica de programação
    (2019-02) Silva, Alessandro Siqueira Da; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; http://lattes.cnpq.br/4088071913818217
    Esta dissertação se refere ao uso da robótica educacional como possibilidade para o ensino de conceitos de lógica de programação no primeiro período do curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). A pesquisa foi norteada pelo seguinte problema: quais são as potencialidades de uma prática pedagógica embasada na robótica educacional para a aprendizagem de lógica de programação no 1o período do curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFG câmpus Uruaçu? A investigação foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), na cidade de Uruaçu, com trinta alunos do primeiro período do curso de ADS. Como objetivos específicos, buscou-se identificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos conceitos de robótica e lógica de programação; explorar uma proposta metodológica com contexto de aprendizagem de conceitos de lógica de programação suportada por uma linguagem de programação visual; desenvolver experimentos em robótica como recurso para facilitar o aprendizado. Nesse sentido, o estudo apoiou-se nos princípios educacionais construcionistas defendidos por Papert (1994) e na utilização da robótica educacional para alcançar os objetivos. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva cronológica. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário inicial e um questionário final, além de observações e anotações dos acontecimentos ocorridos na sala de aula de forma individual, e em grupo, em diário de campo, registro das atividades realizadas pelos alunos, por meio de fotos, filmagens e, por fim, um questionário de avaliação. Os resultados mostraram que: a) antes da intervenção os alunos apresentavam dificuldades em identificar variáveis, e principalmente, como utilizar estruturas de decisão; b) os desafios realizados e os protótipos construídos durante a intervenção pedagógica pelos alunos contribuíram para facilitar a compreensão dos conceitos de lógica de programação; c) a falta de alguns conhecimentos matemáticos prévios dificultou o desenvolvimento do raciocínio lógico na programação; d) os questionários final e de avaliação demonstraram que houve aumento na quantidade de acertos dos conceitos apresentados. Dessa forma, a robótica educacional revelou-se como possibilidade para o ensino de conceitos de lógica de programação.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Cookie settings
  • Send Feedback