Navegando por Autor "Silva, Luciana Leandro"
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- ItemAcesso AbertoO jogo de bocha adaptado como recurso no ensino da matemática para alunos com paralisia cerebral(2014-10-06) Silva, Luciana Leandro; Strohschoen, Andreia A. Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162Apesar do tema inclusão não ser recente no contexto educacional, nos deparamos com as dificuldades encontradas pelos professores no que diz respeito ao ensino e a aprendizagem dos alunos com Paralisia Cerebral no ambiente escolar. Com embasamento na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, este trabalho teve como objetivo verificar como o Jogo de Bocha adaptado pode auxiliar na aprendizagem significativa de conteúdos matemáticos por alunos com Paralisia Cerebral nas escolas de Educação Básica em Boa Vista/RR. Utilizamos uma abordagem de natureza qualitativa tendo como procedimento técnico o estudo de caso. O universo de estudo foi composto por dois (2) alunos com Paralisia Cerebral que possuíam o conhecimento prévio sobre o jogo de Bocha adaptado e 11 professores de três (3) escolas da Educação Básica de Ensino em Boa Vista/RR, sendo estes três (3) Professores de Matemática, três (3) professores de Educação Física, três (3) professores da sala de Recurso Multifuncional e dois (2) professores Auxiliares dos respectivos alunos. A metodologia de análise foi de natureza descritiva além da técnica de observação realizada durante todo o processo, acompanhado de registros fotográficos e filmagens. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram uma entrevista, composta por 16 perguntas direcionadas aos professores, com o intuito de investigar a formação pedagógica destes, especificamente quanto à preparação técnica e pedagógica para a educação inclusiva, bem como o mapeamento dos instrumentos e registros de acompanhamento do aluno com Paralisia Cerebral na área de Matemática, um pré-teste elaborado durante a pesquisa para investigação dos conhecimentos prévios dos alunos e um pós-teste elaborado com intuito de investigar os conhecimentos adquiridos na realização da pesquisa. Os resultados apontam que o jogo utilizado como recurso foi um estímulo para os alunos, não havendo recusa relacionada ao ensino de conteúdos matemáticos e a utilização do jogo como conhecimento prévio, auxilia na aprendizagem significativa de conteúdos matemáticos.
- ItemAcesso AbertoTecnologia assistiva para discentes com Encefalopatia Crônica e Lesão Medular em Instituições Públicas de Ensino Superior em Boa Vista/ RR(2024-07) Silva, Luciana Leandro; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; https://lattes.cnpq.br/7057275599591162; Schwertner, Suzana Feldens; Neuenfeldt, Derli Juliano; Filho, Anasias Noronha; Morais, Klara SantanaEsta tese aborda o uso da Tecnologia Assistiva para alunos com deficiência física no ensino superior e tem como objetivo analisar sobre o uso da Tecnologia Assistiva para discentes com Encefalopatia Crônica e Lesão Medular nas Instituições Públicas de Ensino Superior em Boa Vista-RR. A caracterização da pesquisa quanto à abordagem foi qualitativa de caráter exploratório e descritivo. Como procedimentos técnicos, utilizou-se o estudo de caso cujo universo se constitui de três (3) Instituições Públicas de Ensino Superior, três (03) responsáveis pelos Núcleos de Inclusão, sendo um vinculado a cada instituição, dois (02) servidores e cinco (05) acadêmicos com Deficiência Física, dos quais quatro (04) com Encefalopatia Crônica e um (01) com Lesão Medular e encontram-se na condição de matriculados na Instituição Pública de Ensino Superior. Dentre os instrumentos utilizados nesta pesquisa está a entrevista semiestruturada com o objetivo de identificar e conhecer a utilização dos recursos de Tecnologia Assistiva disponíveis nas Instituições Públicas de Ensino Superior em Boa Vista-RR, considerando os alunos com Deficiência Física. Também foi aplicado um questionário com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde-CIF e um roteiro de observação direta com o objetivo de diagnosticar a funcionalidade física dos alunos com Deficiência Física, matriculados nas referidas instituições. Para este momento, teve-se a colaboração de um Médico Ortopedista que contribuiu na elaboração do questionário, bem como, na elaboração do roteiro de observação, participando diretamente durante a sua aplicação. A análise dos dados coletados ocorreu por meio da Análise de Conteúdo, e através desta, emergiram três categorias de análise: recursos de Tecnologia Assistiva disponíveis nas Instituições Públicas de Ensino Superior para os acadêmicos com Deficiência Física, diagnóstico da funcionalidade física dos acadêmicos com Encefalopatia Crônica e com Lesão medular e propostas de recursos de tecnologia assistiva para os acadêmicos com Encefalopatia Crônica e Lesão Medular. A partir destas, foi possível, assim, propor recursos de Tecnologia Assistiva para a promoção e/ou ampliação das condições de participação dos alunos com Deficiência Física no contexto educacional para o fomento de um ensino de qualidade. Como resultados desta pesquisa, verificou-se que há necessidade de um investimento maior para a aquisição de recursos de Tecnologia Assistiva, levando em consideração as necessidades dos acadêmicos, para que tenham condições de acesso a equipamentos adequados às suas necessidades, contribuindo para a participação nas ações propostas pela instituição de ensino. Enfatize-se a importância do trabalho multiprofissional para a realização da avaliação, pois ampliaria as discussões e possibilidades de indicação de recursos de TA a partir dos conhecimentos específicos na área de atuação. Ressalte-se, ainda, a necessidade e a importância da realização de novas pesquisas sobre a temática da Tecnologia Assistiva no ensino superior, a partir da avaliação funcional com base na CIF.