Navegando por Autor "Silva, Tânia Núsia Da Costa"
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- ItemAcesso AbertoDeficiente visual: ensinando e aprendendo química através das tecnologias assistivas no Ensino Médio(2016-07) Silva, Tânia Núsia Da Costa; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Marchi, Miriam Ines; Lopes, Maria Isabel; Giongo, Ieda Maria; Schuck, Rogério JoséAtualmente fala-se muito sobre a cidadania da pessoa com necessidades educacionais especiais (NEE) e seus direitos e deveres para com a sociedade. Ou seja, discutem-se questões a respeito do espaço que lhe compete como cidadão integrado socialmente. Diante desta problemática, esta dissertação tem como objetivo geral analisar se e como as Tecnologias Assistivas, utilizadas no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual de Boa Vista Roraima, contribuem para a aprendizagem dos conteúdos de Química no Ensino Médio. Busca, também, averiguar a utilização das Tecnologias Assistivas como recursos pedagógicos para aprendizagem dos conteúdos de Química de alunos com deficiência visual no Centro de Apoio de Deficiência Visual e sua repercussão nas Escolas Estaduais de Boa Vista em que estudam estes alunos. Utilizou-se como processo metodológico a pesquisa descritiva através de técnicas padronizadas de coleta de dados a partir de questionários e entrevistas, tendo sua abordagem de natureza qualitativa. A pesquisa foi realizada com os alunos deficientes visuais que estão no Ensino Médio e que frequentam o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual na disciplina de Química, com os professores de Química que atendem neste Centro e com os das Escolas Estaduais. Os resultados apontaram que este Centro de Apoio promove “um universo” de possibilidades e de acesso a novos conhecimentos através do uso das Tecnologias Assistivas que auxiliam os alunos deficientes visuais nas atividades educacionais, estimulando o potencial cognitivo e favorecendo a socialização e a aprendizagem. Em relação à disciplina de Química, contribui para o desenvolvimento dos conhecimentos químicos dos alunos de forma mais igualitária e dinâmica. Quanto ao curso ministrado aos professores, constatou-se que a formação continuada possibilita a reflexão e o crescimento tanto pessoal como profissional e a mudança de práticas pedagógicas excludentes.