Navegando por Autor "Silva, Valdemir José Máximo Omena Da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoEnsino do empreendedorismo e aprendizagem colaborativa: uma proposta pedagógica para o desenvolvimento do letramento empreendedor(2020-11) Silva, Valdemir José Máximo Omena Da; Forneck, Kári Lúcia; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Boas, Eduardo Pinto Vilas; Santos, Claire Gomes Dos; Silva, Jacqueline Silva E; Braido, Gabriel MachadoOs saberes sobre empreendedorismo vêm sendo debatidos em muitos estudos e pesquisas no mundo, devido à sua importância tanto para o crescimento econômico como para o desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos. Cada vez mais, as grandes nações estão investindo na propagação da cultura empreendedora desde os Anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando um aumento dessa prática na sociedade. Nesse sentido, esta tese partiu da problemática: como o ensino do empreendedorismo, pautado na Aprendizagem Colaborativa, pode contribuir para o desenvolvimento do Letramento Empreendedor? Em resposta ao problema, todos os procedimentos da pesquisa foram orientados pelo objetivo de averiguar como o ensino do empreendedorismo, pautado na Aprendizagem Colaborativa, pode contribuir no desenvolvimento do Letramento Empreendedor. O estudo possui natureza aplicada, cuja abordagem foi classificada como qualiquantitativa. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, sob viés de estudo de caso. O desenvolvimento desta tese ocorreu mediante a produção e submissão de cinco artigos, os quais foram publicados em revistas científicas, nacionais e internacionais, com Qualis A1, A2, B1 e B2. Os dados foram coletados por meio de dois questionários que visam conhecer o perfil empreendedor e o nível de conhecimento sobre empreendedorismo. Os dados coletados foram analisados mediante tratamento de estatística descritiva e inferencial, buscando verificar possíveis correlações entre os desempenhos observados e os dados de caracterização produzidos. Com base nos resultados, é possível defender que o ensino do empreendedorismo pautado na Aprendizagem Colaborativa contribui para o desenvolvimento do Letramento Empreendedor.