Navegando por Autor "Silva Júnior, Adonias Soares da"
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- ItemAcesso AbertoReflexos da formação continuada na prática docente: um estudo na educação a distância no ensino superior(2024-12) Silva Júnior, Adonias Soares da; Amado, Nélia Maria Pontes; Carreira, Susana Paula Graça; Schuck , Rogério José; Dullius , Maria Madalena; Matos , João Filipe; Lagarto , José ReisA presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade do Vale do Taquari – Univates, teve por objetivo geral analisar a prática docente na modalidade a distância mediante a formação continuada no curso superior em Administração Pública do IFBA. A pesquisa fundamentou-se em três principais linhas teóricas. A primeira, Educação a Distância e Comunicação na Educação, utilizou-se dos autores Belloni (2013), Moore (2007) e Litto e Formiga (2009), que discutem a EAD explorando como a mediação tecnológica facilita o acesso ao conhecimento e transforma a interação entre professores e alunos. A segunda, Formação de professores, levou em consideração autores como Tardif (2001), Pimenta (2005) e Nóvoa (1988), que defendem a formação continuada dos professores, enfatizando que o desenvolvimento profissional docente depende tanto do conhecimento teórico quanto da experiência prática, valorizando, também, a construção da identidade docente e o papel do professor como mediador do conhecimento e promotor de práticas reflexivas. Por fim, na linha teórica Inovação e tecnologias na Educação, os autores Moran (2007), Kenski (2007) e Lévy (1999) foram utilizados para tratar da inserção de tecnologias digitais e das novas mídias na educação, ressaltando seu potencial para transformar práticas pedagógicas e promover um aprendizado mais dinâmico e colaborativo. Nesta pesquisa, optou-se por uma metodologia qualitativa, pautada na pesquisa-ação. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados o questionário, o grupo focal, a observação, o diário de campo e os depoimentos recolhidos a partir da participação no Curso de Formação Continuada. A análise dos dados foi realizada com base na teoria de análise de conteúdo de Bardin (2011), em que o material analisado passa por três fases: uma de pré-análise; categorização, codificação e quantificação dos dados (análise do material); e tratamento dos resultados. A partir dessa teoria, identificou-se três categorias principais: reflexos da formação continuada na prática docente, utilização dos materiais pedagógicos na prática docente e reflexos da formação continuada na perspectiva e aprendizagem dos estudantes. Os participantes da pesquisa foram professores e estudantes vinculados ao curso de Bacharelado em Administração Pública, ofertado na modalidade a distância pelo IFBA. Foi possível identificar, a partir das atividades, que as necessidades formativas dos professores estão relacionadas ao uso adequado das ferramentas tecnológicas, ao conhecimento e prática das metodologias ativas, à produção de material e às questões de inclusão na EAD. Com base nos dados coletados a partir do Curso de Formação Continuada, o estudo revelou que houve mudanças positivas na prática docente, as quais refletiram na aprendizagem dos estudantes. Constatou-se barreiras iniciais enfrentadas pelos professores, como dificuldades técnicas e resistência ao uso de novas tecnologias. Com a formação, os docentes desenvolveram competências digitais e metodológicas, integrando ferramentas como ambientes virtuais de aprendizagem e recursos audiovisuais e interativos, o que trouxe mais dinamismo e interatividade para as aulas, resultando em maior engajamento e autonomia dos alunos. Além disso, o estudo propôs um modelo de formação que combina aspectos técnicos e pedagógicos, incentivando uma prática reflexiva e inclusiva, adaptada para atender às necessidades de acessibilidade dos estudantes. O estudo revelou que houve a introdução de novos recursos tecnológicos durante as aulas a distância, maior utilização de metodologias ativas, melhoria do envolvimento dos estudantes em atividades práticas, projetos de extensão, bem como mudanças na utilização dos materiais com acessibilidade, como o uso de letras legíveis nos slides, bem como cores e fontes adequadas.