Navegando por Autor "Souza, Antônio Aparecido Alves De"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoDo castelo de esperas à chegada da tecnologia: o uso do Graphmática para o ensino de cálculo(2016-07) Souza, Antônio Aparecido Alves De; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127A presente dissertação tem como objetivo geral problematizar, alicerçada em referenciais teóricos do campo do ensino da Matemática, as possibilidades e limitações da inserção do software Graphmática em turmas de Cálculo para Cursos de Engenharia, em especial no que concerne ao conteúdo funções. A prática pedagógica foi desenvolvida em uma turma de Cálculo I de uma faculdade baiana e envolveu uma investigação de cunho qualitativo. O material de pesquisa se constituiu de filmagens das aulas ministradas, material escrito e produzido pelos estudantes, diário de campo do professor pesquisador e questionário respondido pelos discentes. A análise deste material – à luz de referenciais teóricos que apregoam a produtividade da inserção das tecnologias nas aulas de Matemática – permitiu a emergência de três resultados, a saber: a) Antes do uso do software, os estudantes utilizavam tempo excessivo na construção de gráficos em detrimento da análise matemática dos mesmos; b) Os estudantes, ao fazerem uso do Software Graphmatica, passaram a questionar aspectos relevantes no que se refere à aplicabilidade do software em situações problemas e c) A partir dos resultados da pesquisa intervenção efetivada, o professor pesquisador passou a rever sua prática pedagógica.