Logo do repositório
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Percorrer
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
Documentos
  • Manual de Autodepósito
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Terra, Cristiana Baruel"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem em miniatura
    Item
    Acesso Aberto
    Ambiente virtual moodle como ferramenta de apoio ao ensino presencial em curso técnico
    (2018-06-25) Terra, Cristiana Baruel; Wildner, Maria Claudete Schorr; http://lattes.cnpq.br/3082562661107450
    Os ambientes virtuais de aprendizagem vem crescendo muito nas instituições de ensino devido aos novos desafios da sociedade moderna cada vez com menos tempo e recursos. Para tanto, são utilizadas diversas metodologias e ferramentas, onde a implantação e utilização devem ser monitoradas e avaliadas em busca de melhorias constantes. Esse artigo mostra a trajetória da aplicação de metodologias e atividades não presenciais nos cursos técnicos presenciais, com do uso de uma ferramenta virtual gratuita (Moodle). Sua importância, bem como as dificuldades e oportunidades observadas foram analisadas através de um questionário aplicado a 120 alunos e 20 professores de um curso técnico no Vale do Taquari-RS. A capacitação prévia foi citada pela maioria dos professores e alunos como fundamental para preparar e realizar corretamente as atividades propostas; maior flexibilização do tempo nos estudos, auto-organização e auto aprendizado foram oportunidades citadas pela maioria dos estudantes. As ferramentas do Moodle foram mais utilizadas para promover pesquisa dos temas abordados presencialmente e aprofundar questões discutidas em sala de aula. As dificuldades relatadas pelos professores foram a falta de tempo e conhecimento da ferramenta. Como benefícios ressaltaram a agilidade e organização no repasse de informações e material. Conclui-se que um processo de treinamento detalhado e prático, com a utilização de todas as ferramentas disponíveis, reciclagens periódicas e um bom suporte tecnológico da escola, podem auxiliar no sucesso da utilização da ferramenta durante o curso, otimizando o tempo de envolvimento dos professores e alunos, na confecção e realização das atividades, garantindo a qualidade das mesmas.

BDU 2008-2025 baseado em DSpace

  • Configurações de Cookies
  • Enviar comentários