Logo do repositório
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Percorrer
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
Documentos
  • Manual de Autodepósito
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Wilges, Greice Daniela"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem em miniatura
    Item
    Acesso Aberto
    Aulas de geometria com auxílio do software SketchUp
    (2019-07) Wilges, Greice Daniela; Marchi, Miriam Inês; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Marchi, Miriam Inês; Dullius, Maria Madalena; Purificação, Marcelo Máximo; Schuck, Rogério José
    Esta dissertação busca contribuir com estudos sobre o uso de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática na Educação Fundamental. Para isso, esta pesquisa tem como objetivo investigar o uso do software SketchUp nas aulas de Matemática de uma turma do 9o Ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública, no conteúdo de Geometria plana e espacial. Seu referencial teórico fundamenta-se no porquê de introduzir esses recursos nas aulas de Matemática, baseando-se em autores que trazem a importância do uso de tecnologias em sala de aula. A pesquisa tem caráter qualitativo, com aproximação de um estudo de caso, sendo descrita, cronologicamente, as aulas para melhor análise dos resultados. Durante o período da prática pedagógica, para coleta de dados, utilizou-se um questionário para analisar os conhecimentos prévios dos alunos referentes à Geometria plana e espacial e também sua relação com a informática, diário de campo, gravações e um questionário final para avaliação da proposta sob o olhar dos participantes. A prática pedagógica ocorreu de forma participativa, em que os alunos, em grupos, com o auxílio do software, tiveram de pensar em estratégias para revitalizar a quadra de esportes com uma cobertura que existe na escola. No decorrer das atividades, além da assessoria da professora, tiveram palestras com profissionais da área da construção civil e da arquitetura. De acordo com os resultados apresentados, percebeu-se que os alunos se mantiveram engajados para apresentar uma melhor proposta de revitalização da quadra de esportes, bem como a experiência os auxiliou, em sua maioria, na construção do conhecimento nos estudos de Geometria plana e espacial. Porém, alguns alunos apresentaram dificuldade durante o processo, principalmente no manuseio do software SketchUp. Portanto, além de contribuir para estudos relacionados ao uso de recursos tecnológicos no conteúdo de Geometria nas aulas de Matemática, e principalmente pelo aprendizado dos alunos envolvidos nessa prática, esta dissertação, em seu final, resultou em um produto educacional.

BDU 2008-2025 baseado em DSpace

  • Configurações de Cookies
  • Enviar comentários