Pedagogia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Pedagogia by Subject "Adaptation Process"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessA importância da pedagogia do acolhimento no processo de adaptação das crianças na Educação Infantil(2024-07) Rodrigues , Daniele; Silva, Jacqueline Silva da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; Horn, Cláudia Inês; Hattge, Morgana DomênicaEste estudo investiga a importância da pedagogia do acolhimento no processo de adaptação das crianças na educação infantil. A pesquisa qualitativa, realizada em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Ilópolis/RS, utilizou entrevistas semiestruturadas com uma professora e a coordenadora pedagógica. Tendo como objetivo geral investigar as contribuições da pedagogia do acolhimento no processo de adaptação das crianças. E, para alcançar o que aqui foi apresentado como objetivo geral, traçaram-se os seguintes objetivos específicos: Conceituar a pedagogia do acolhimento e o processo de adaptação; descrever as práticas da pedagogia do acolhimento adotadas pela professora investigada no que diz respeito ao processo de adaptação na educação infantil; descrever as práticas pedagógica adotadas pela coordenação pedagógica no processo de adaptação como um todo. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas, observações de aulas e rodas de conversa para captar as perspectivas e experiências das crianças, professores e coordenadores pedagógicos envolvidos. A análise dos dados permitiu explorar como as práticas de acolhimento contribuem para o bem-estar emocional e a integração das crianças no ambiente escolar. Os resultados destacam a importância da pedagogia do acolhimento como facilitadora do processo de adaptação das crianças na educação infantil.