Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Assunto "ambiente"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoOrganização do ambiente interno para bebês: a experiência de uma escola de um município do interior do Vale do Taquari/RS(2023-11) Kuhn, Alana Keila; Danise; Vivian, Danise; http://lattes.cnpq.br/9662211066069239; Horn, Cláudia InêsRESUMO A presente monografia é resultado de um estudo sobre o ambiente da sala de aula no cotidiano de bebês da Educação Infantil. O estudo teve como objetivo investigar como a escola de Educação Infantil, localizada em um munícipio no interior do Vale do Taquari, possibilita vivências na sala de aula, especialmente em uma turma de bebês. O método utilizado na investigação foi o estudo de caso no qual se desdobra os seguintes procedimentos metodológicos: observação de uma turma de berçário e entrevista com a professora titular da turma da Educação Infantil. Ainda, as percepções, afetações e as experiências proporcionadas pela pesquisa foram registradas no diário de campo. Como aporte teórico, este estudo teve como base a doutrina de Horn (2004) (2017), para pensar a organização do ambiente. Com Jablon (2008), Zabalza (1998), Barbosa (2008), Brasil (2017), Fundação Abrinq (2020), Gil (2008), Goldenberg (1998), é possível pensar sobre um ambiente seguro e desafiador através de um olhar sensível utilizando o poder da observação. A partir dos aportes teóricos, observações e registros no diário de campo, percebeu-se que os bebês têm grande interesse em relação ao ambiente da sala de aula, gostam de explorá-los de diferentes formas, e as práticas realizadas pelas professoras mostraram-se potentes para aguçar as sensibilidades e as diferentes expressões dos bebês que frequentam a escola.