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- ItemOpen AccessEducação ambiental vivencial e o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo de crianças com TDAH(2019-12) Damasceno, Mônica Maria Siqueira; Figueiredo, Aida; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043; Bücker, Joana; Sperafico, Yasmini Lais Spindler; Dalzochio, Marina SchimdtEsta pesquisa analisa como crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são impactadas por Vivências com a Natureza. O estudo envolve crianças diagnosticadas com TDAH, de escolas públicas do município de Crato, do interior do Estado do Ceará, Região Nordeste do Brasil. O objetivo geral é investigar as potenciais influências das atividades de Vivências com a Natureza nos sintomas e nos processos de desenvolvimento cognitivo e socioafetivo de crianças com TDAH. O método utilizado é a pesquisa exploratória e descritiva, sendo um estudo de caso múltiplo com característica de investigação-ação. Os procedimentos técnicos estão organizados em nove etapas: Revisão Integrativa; Diagnóstico do Município; Perfil dos Sujeitos; Avaliação Ex-Ante; Aplicação dos testes SSRS e WISC-IV; Realização das Vivências com a Natureza; Reaplicação dos testes SSRS e WISC-IV; Follow Up; triangulação e análise dos dados. Na última etapa, consideram-se os dados da observação retrospectiva dos laudos e os da observação prospectiva dos sujeitos, as análises documentais, o diário de campo, os resultados dos testes SSRS e WISC, os dados das duas entrevistas com os responsáveis, professoras e sujeitos e os resultados da análise estatística descritiva. Considerando o tamanho da amostra, utilizam-se os testes não paramétricos: U-Mann Whitney, Kruskall Wallis e Qui-quadrado. Os resultados apontam a escassez de artigos que abordam especificamente a relação entre natureza e TDAH. Após aplicação das vivências, observa-se a minimização dos sintomas do TDAH no Grupo Intervenção, com impactos nos aspectos cognitivos e socioafetivos. A combinação de atividades ao ar livre seguindo este método resulta em efeitos positivos nas relações sociais, na autopercepção e no grau de envolvimento com a natureza dos sujeitos da pesquisa. Resultados dos testes SSRS e WISC- IV evidenciam que o Grupo Intervenção apresenta, na segunda aplicação dos testes, após as Vivências com a Natureza, tendência à evolução significativa nos resultados. Por outro lado, em alguns quesitos, mantêm-se os escores obtidos. Já o Grupo Controle apresenta tendência à manutenção dos resultados entre as duas etapas de testes, com pouca evolução e alguma diminuição de escores. Conclui-se que, ao final das atividades de Vivências com a Natureza, seguindo as orientações do Método do Aprendizado Sequencial e relacionando as atividades com os sintomas do TDAH elencados no SNAP-IV, é possível considerar que este método de contato direto com a natureza proporciona uma experiência genuína, evidenciando a minimização dos sintomas do TDAH e um melhor desenvolvimento cognitivo e socioafetivo dos sujeitos do Grupo Intervenção. Esta conclusão deve levar em conta que, além da influência das atividades com a natureza, os sujeitos recebiam outras interferências dos ambientes nos quais estão inseridos no seu cotidiano.
- ItemOpen AccessRhodiola rosea L.: Análise dos potenciais mecanismos de ação para o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade(2024-03-22) Martins, Alexandre dos Santos; Timmers, Luís Fernando Saraiva Macedo; Genro, Júlia Pasqualini; Contini, Verônica; http://lattes.cnpq.br/3166654315161244; Majolo, Fernanda; Silva, André Anjos da; Bandeira, Cibele EdomO Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por níveis significantes de hiperatividade, impulsividade e falta de atenção. Os medicamentos psicoestimulantes, como o cloridrato de metilfenidato (MDF), são amplamente prescritos como terapia farmacológica. No entanto, apesar da eficácia comprovada do MDF na redução dos sintomas do transtorno, uma parcela significativa dos pacientes não responde satisfatoriamente ou não tolera o tratamento com esse medicamento. Nesse contexto, a busca por novas alternativas terapêuticas para o TDAH se torna crucial. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar os possíveis mecanismos moleculares envolvidos na ação do extrato seco da planta Rhodiola rosea L., e de seus compostos isolados salidrosideo e rosavin, no tratamento do TDAH, utilizando modelos celulares in vitro e análises in sílico. Além disso, buscamos identificar estudos na literatura que possam orientar essa investigação, conduzindo uma revisão bibliográfica sobre o uso de plantas no tratamento do TDAH. Nos experimentos in vitro, empregamos células neuronais SH-SY5Y, onde avaliamos a citotoxicidade, a neuroproteção e a produção de espécies reativas de oxigênio. Para as análises in sílico, utilizamos ferramentas de triagem reversa e docking molecular. Nossos resultados, referentes à revisão bibliográfica, revelaram a ausência de estudos prévios relacionando a planta Rhodiola rosea L. ao TDAH. Os achados experimentais, por outro lado, demonstraram que tanto a Rhodiola rosea L., quanto seus compostos isolados testados, conferem neuroproteção às células neuronais, associada à redução das espécies reativas de oxigênio. Por fim, nossas análises in sílico indicam que os compostos testados salidrosideo, rosavin e rosarin possuem afinidade com proteínas da via do sistema adenosinérgico, como o receptor de adenosina A2A (ADORA2A), o receptor de adenosina 1A (ADORA1), a adenosina deaminase (ADA) e a adenosina quinase (ADK). Em conclusão, sugerimos que o extrato de Rhodiola rosea L., e os compostos salidrosideo e rosavin, podem representar uma nova alternativa para o tratamento do TDAH. Este estudo lança luz sobre a necessidade de novas investigações para melhor compreender os mecanismos de ação da planta Rhodiola rosea L. nesse contexto.