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Navegando Doutorado por Assunto "Active teaching methodologies"
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- ItemAcesso AbertoMetodologias ativas de ensino no curso de graduação em Enfermagem: contribuições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais(2024-11-06) Corrêa, Claudelí Mistura; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Forneck, Kári Lúcia; Silva, Jacqueline Silva da; Moreschi, Claudete; Lira, Margaret Olinda de Souza Carvalho eO objetivo geral desta pesquisa é investigar como as práticas pedagógicas, norteadas por metodologias ativas de ensino, podem contribuir no desenvolvimento de habilidades socioemocionais na formação inicial do enfermeiro em uma instituição de ensino superior (IES) comunitária. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e documental, configurando-se como um Estudo de Caso Único. A área do estudo contempla uma IES que faz parte do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas. Participaram do estudo sete professoras do curso de Graduação em Enfermagem da IES; e sete alunos egressos da última turma de formandos do referido curso, totalizando em 14 participantes. A produção dos dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com questões abertas, pelos Projetos Pedagógicos do Curso em andamento e pelo Gráfico das Emoções. A organização da análise dos dados ocorreu por meio da técnica da Análise de Conteúdo e a análise descritiva foi embasada nos referenciais teóricos de relevância da área da pesquisa e na aproximação do Método RULER. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o Parecer n. 5.917.134. Da análise dos dados, emergiram 10 categorias, sendo cinco relativas às participantes professoras: Categoria 1 – A transição curricular e o processo de implantação e implementação das metodologias ativas de ensino na IES e no curso de Graduação em Enfermagem; Categoria 2 – O repensar sobre o fazer na docência com as metodologias ativas: contribuições para a inovação no ensino superior da Enfermagem; Categoria 3 – As habilidades pedagógicas desenvolvidas pelas professoras para utilizar as metodologias ativas de ensino; Categoria 4 – Repensando as práticas pedagógicas e os desafios enfrentados pelas professoras: como ensinar para a geração de estudantes universitários na atualidade?; e Categoria 5 – “É um desafio para o professor, mas muito mais para o estudante”: como aprender e ensinar sobre as metodologias ativas e as habilidades socioemocionais? E as outras cinco categorias, relativas aos participantes egressos: Categoria 1 – A representatividade das metodologias ativas de ensino e o processo de aprendizagem; Categoria 2 – O papel da coordenação e das professoras do curso de Enfermagem frente à transição curricular: percepção dos egressos; Categoria 3 – As potencialidades e as fragilidades das metodologias ativas de ensino e sua importância para a atuação profissional na Enfermagem; Categoria 4 – “Eu lembro...”: retrospectivas dos egressos sobre as aulas mais significativas na trajetória do curso de Enfermagem; e Categoria 5 – “Ainda faltam essas questões sentimentais”: as contribuições das metodologias ativas de ensino no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Consideram-se imprescindíveis os bons relacionamentos interpessoais entre a tríade coordenação-professores-estudantes no contexto socioeducacional. Percebe-se a utilização de metodologias ativas de ensino como prática pedagógica inovadora no ensino superior da Enfermagem; e a gestão das emoções, para que os estudantes aprendam a equilibrá-las de maneira mais adequada diante da atuação profissional. Dessa forma, tornando-se a chave-mestra para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, na formação inicial do enfermeiro, o caminho da inovação das práticas pedagógicas trilhado pelos sete princípios das metodologias ativas de ensino.