Gestão Estratégica de Pessoas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Gestão Estratégica de Pessoas por Assunto "Competências"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoDesenho de competências comportamentais, um estudo com tutores de uma escola de idiomas(2019-03) Kamphorst, Carla; Oliveira, Michelle Engers Taube de; http://lattes.cnpq.br/4929353272897910Gestão por competências é o processo de conduzir os colaboradores para atingirem as metas e os objetivos da organização através de suas competências técnicas e comportamentais. Este artigo tem como objetivo identificar quais são as competências comportamentais necessárias aos tutores de uma escola de idiomas online, a fim de promover o debate interno acerca do assunto e dar início à futura implantação de um programa de gestão de pessoas baseado em competências. O Método utilizado foi a análise descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 7 tutores. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas e foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que são indicadas as seguintes competências comportamentais para o exercício da função: Foco no cliente; Comunicação; Flexibilidade; Capacidade investigativa; Disciplina; Trabalho em equipe; Relacionamento; Capacidade analítica; Multiplicador. A partir dos resultados obtidos e da discussão promovida em torno da temática das competências em tutoria online, foi possível concluir que o mapeamento de competências pode contribuir para a criação e desenvolvimento de equipes, e dar início à discussão sobre o processo de implantação da Gestão de Pessoas por Competências dentro da organização.